São Paulo, domingo, 20 de março de 2011

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Abra suas asas

FIA acata sugestão das equipes e resolve implantar para esta temporada mais um gerador artificial de ultrapassagens

TATIANA CUNHA
DE SÃO PAULO

Foram inúmeras tentativas fracassadas. As duas últimas, a introdução do Kers, o sistema que transforma energia das freadas em potência e que volta nesta temporada, e as asas dianteiras flexíveis.
Agora, a FIA acatou uma sugestão feita pelas equipes e radicalizou na busca por mais ultrapassagens na F-1.
E, para a temporada que começa nesta semana, na Austrália (a corrida será no domingo), a entidade que comanda o automobilismo introduziu um novo gerador artificial de ultrapassagens.
É um sistema de asas traseiras móveis que promete não só aumentar o espetáculo como também a confusão.
O mecanismo é bem simples. O problema é sua utilização. E sua fiscalização.
A ideia é solucionar uma antiga reclamação dos pilotos. Eles dizem que é praticamente impossível ultrapassar um carro em condições normais, a não ser em performances muito diferentes, como nos casos de retardatários ou equipes nanicas.
Segundo levantamento da "Autosport", sem contar corridas com chuva e manobras na primeira curva, a média de ultrapassagens entre os seis primeiros colocados em 2010 foi de 1,15 por corrida.
Com isso, a FIA criou o sistema que permite aos pilotos mover a asa traseira para ajudar nas ultrapassagens. A abertura criada no aerofólio traseiro diminui o arrasto e, assim, dá mais velocidade.
O problema é que o sistema só pode ser usado uma vez por volta durante as corridas e em locais específicos -a chamada "zona de ultrapassagem". Essa área e a "zona de aproximação" vão ser demarcadas com faixas brancas, que serão pintadas.
Outro pré-requisito para o uso é que o piloto deve estar a, no máximo, um segundo do carro que quer passar.
Por meio de um botão no volante, o movimento da asa é controlado pelos pilotos.
Mas o sistema só poderá ser acionado quando uma luz, também no volante -acionada automaticamente pelos computadores de bordo-, indicar que ele está pronto. Apesar de "armado", o sistema somente poderá ser usado na zona permitida.
Tantos detalhes fizeram com que o dispositivo se tornasse motivo de reuniões entre pilotos e a FIA durante a pré-temporada da categoria.
Para tentar evitar polêmicas durante a corrida de abertura do Mundial, Charlie Whiting, inspetor de segurança da entidade, irá solicitar um simulado durante os treinos livres em Melbourne.
E, apesar de até os pilotos não estarem 100% certos de como o sistema funcionará, o inspetor diz que não há razão para confusão da torcida.
"A operação do sistema é simples. Haverá linhas na pista para delimitar as zonas e facilitar a compreensão do público", afirmou Whiting.


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