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STOP & GO
Reprise
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
Existem coisas que não merecem explicação, pelo simples fato de não haver nenhuma.
O que vai acontecer amanhã,
por exemplo, só pode ser considerado obra do acaso. Por causa
da guerra de audiência, Silvio
Santos jogou a Indy para as 23h.
E, justamente amanhã, quando a categoria norte-americana
inaugura o esdrúxulo formato
do VT, no canal concorrente,
acontece a cerimônia de entrega
do Oscar. Pior, o evento acontece pela primeira vez em um domingo -na história, já foi realizado em todos os dias da semana, menos nesse.
E, para completar, a edição
deste ano tem uma atriz e um
filme brasileiros indicados, algo
também inédito, que transformará a noite de domingo em dia
de final de Copa do Mundo.
Só azar explica isso? Talvez a
coincidência do Oscar, mas não
o tratamento leviano que a categoria mereceu nos últimos anos
no país.
A Indy e o público de automobilismo no Brasil pagam por
anos de descaso, de gente faturando alto com moedas podres
do esporte nacional.
Sejam pilotos sem talento, sejam empresários sem um projeto
sério de patrocínio.
É notável o esforço que Emerson faz neste momento para
reerguer a categoria.
O contrato com a Sportv, mesmo para um número limitado
de corridas e em canal alternativo, já é um paliativo.
Porém, para sair do buraco, só
resultados. E, enquanto o dinheiro ficar pulverizado em um
monte de coadjuvantes, eles não
acontecerão, serão eventuais,
esparsos.
Apenas para ilustrar, a agência noticiosa "Reuters" listou
seus favoritos para a temporada, ontem, sem citar nenhum
dos pilotos brasileiros. E a Racer
norte-americana, especializada
na categoria, deixa os primeiros
membros do grupo para lá do segundo pelotão.
De novo, só resultados farão o
sujeito ligar a TV para ver videoteipe. Mesmo sem Oscar.
NOTAS
Aposta
Tony Kanaan promete ser o
melhor palpite para a temporada da Indy, desde que a Tasman
passou a ser controlada pela
Forsythe. O resto dos brasileiros terá que rebolar.
Honda
Os executivos japoneses ficaram assustados com o tamanho
da conta que o departamento
de pesquisa e desenvolvimento
da empresa apresentou para
montar uma equipe própria de
F-1 para o ano que vem: US$
215 milhões. A decisão deve
sair em maio, e não está descartado a Honda voltar à categoria
apenas como fornecedora de
motores.
Inovação
Um novo tipo de asfalto, que
minimiza os efeitos de spray e
aquaplanagem sob chuva, foi
testado recentemente em 600
metros do antigo oval de Monza, sob a supervisão da FIA. Irvine e Badoer, que participaram da experiência, ficaram
impressionados.
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