São Paulo, domingo, 20 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil goleia em "final" e vai a Pequim

Seleção feminina vence Gana em repescagem pela última vaga nos Jogos e garante vaga na quarta Olimpíada seguida

Brasil 5
Gana 1

DA REPORTAGEM LOCAL

Os ares olímpicos fizeram bem à seleção feminina de futebol. Em Pequim, a equipe goleou Gana por 5 a 1, na manhã de ontem, e se classificou para o torneio na Olimpíada.
O jogo foi uma espécie de repescagem pela última vaga em disputa. O confronto reuniu o Brasil, segundo da seletiva da América do Sul, e as ganenses, vices no africano.
Há dois anos, as brasileiras, com um time praticamente reserva, perderam a decisão do Sul-Americano, que valia como qualificatório olímpico, para a Argentina, que se garantiu, na ocasião, em Pequim.
O jogo de ontem era encarado como a partida "que define o futuro do futebol feminino no país" pelo técnico Jorge Barcellos. Ou uma "final", para a atacante Marta, a melhor jogadora do mundo segundo a Fifa.
E a vitória na "primeira final" em Pequim leva a seleção à quarta Olimpíada. O time foi quarto lugar em Atlanta-1996 e Sydney-2000. Em Atenas-2004, ganhou a prata -perdeu a disputa do ouro em Atenas-2004 para os EUA.
No ano passado, a seleção foi vice no Mundial -caiu diante da Alemanha na decisão.
Hoje, será feito o sorteio dos grupos do futebol tanto na chave feminina quanto na masculina. O Brasil irá à Olimpíada nos dois torneios. São 16 times entre os homens e 12 entre as mulheres nos Jogos de Pequim.
A forte marcação de Gana nos primeiros minutos inibiu as ações da seleção brasileira no início da partida.
Mesmo assim, Marta acertou o travessão após passe de Cristiane. Logo depois, Aline cabeceou na rede pelo lado de fora na seqüência de um escanteio.
Foi só questão de tempo furar a retranca das africanas, que pouco arriscavam no ataque até aquela altura do jogo.
A melhor do mundo abriu o placar, em cobrança de falta pela direita aos 18min. De pé esquerdo, Marta alçou a bola na área, e a goleira Suleimana saiu mal: Brasil 1 a 0.
A vantagem deu tranqüilidade ao time nacional, que passou a explorar mais as jogadas com Marta e Cristiane. O entrosamento da dupla de atacantes começou a falar mais alto, levando perigo à meta de Gana.
Mas só aos 41min o marcador foi aumentado, graças aos pés das duas jogadoras de frente.
Marta avançou pelo meio e, mesmo marcada, encaixou passe para Cristiane, que tocou por cobertura sobre Suleimana.
As atenções das ganenses estavam praticamente concentradas em Marta. Era ela quem sofria a marcação mais forte.
Melhor para o Brasil, que ficava com outras jogadoras livres, em condição de ampliar.
Foi o que aconteceu na volta do intervalo. Após escanteio, Aline cabeceou no ângulo para pôr os 3 a 0 no placar.
A cabeça foi a chave para as brasileiras aplicarem goleada nas adversárias. Até pela facilidade para superar a pesada Suleimana, que segundo o site da Fifa, mede 1,70 m e pesa 79 kg.
Aos 24min, Cristiane aproveitou falta cobrada por Daniela Alves para cabecear: 4 a 0.
Dois minutos depois, saiu o quinto gol -de cabeça de novo. Rosana aproveitou cruzamento para anotar seu tento.
A equipe de Gana ainda descontou num contra-ataque aos 30min. A atacante Amankwah livrou-se da marcação de duas brasileiras e chutou na saída da goleira Bárbara.


Texto Anterior: Tostão: Escritores, poetas e o futebol
Próximo Texto: Medalha é a meta, diz treinador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.