São Paulo, domingo, 20 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Falem mal, mas falem de mim

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

"A Eurocopa tem partidas previsíveis e chatas. Há muitas bolas longas e jogadas de primeira, sem criatividade. Grande parte dos atletas europeus têm "cintura dura", não possuem o talento dos sul-americanos. O que se vê na Europa é um futebol burocrático, físico e exageradamente tático. Há pouco improviso."
No torneio que ocorre em Portugal, "os árbitros estão errando feio, mostrando que os juízes de lá são tão ruins quanto os daqui". "As torcidas vibram por suas seleções mesmo quando essas perdem e são uma porcaria. Há também hooligans, como sempre, infernizando imbecilmente o país-sede nos bares e nas ruas." E existem alguns espaços vazios nas arquibancadas, como bem mostram as imagens da televisão.
"Os poucos craques em campo não passam na verdade de obras de um marketing sufocante. Os poucos gols que saem muitas vezes são frutos da grossura dos praticantes. Ou de banais lançamentos da bola à área, em faltas e escanteios ou mesmo em balões."
"Totti deu mau exemplo ao cuspir no adversário e deveria ter sido banido do futebol, não só suspenso por míseras três partidas."
"A Eurocopa está cheia de "ex-jogadores em atividade", como Mostovoi, russo que deveria ter sido desligado de sua seleção antes mesmo do evento. Suíça é sinônimo de Chapuisat. Suécia é o mesmo que Larsson." E por aí vai.
"Há partidas sem nenhum apelo, como Letônia x Alemanha ou Holanda x República Tcheca, que dão mais sono do que qualquer outra coisa (nada supera o sempre ótimo Raul Gil no sábado)."
"Algumas equipes mais ou menos bacanas ficaram de fora, como a raçuda Turquia e a descontraída Romênia. E alguns jogadores de algum talento que são de seleções menos tradicionais, como o ucraniano Shevchenko e o galês Giggs, estão ausentes, é claro."
"A vasta e rica história européia, com todas as suas rivalidades, pouco importa aqui. Brasil e Argentina, as duas melhores "escolas" do futebol mundial, nem disputam a Euro. Na Copa, tem times de todos os lugares e não vemos apenas "loirinhos" correndo atrás da bola (quase todos sabem que não existem e que nunca existiram bons jogadores loiros)."
"O Mundial ofusca a Eurocopa mesmo com um intervalo de dois anos entre os torneios. Se a Dinamarca não fez nada de legal na Copa, por que faria alguma coisa interessante ou nova na Euro?"
Na disputa em Portugal, os uniformes das equipes são quase todos iguais por causa do padrão imposto pela Nike (com uma infeliz bola de sinuca no peito agora).
"As imagens da TV e os jornais que cobrem a Eurocopa deveriam destacar mais as belas mulheres nos estádios do que os pretensos fazedores de moda que jogam desmotivados pelo título. Afinal, são mercenários que já ganharam o seu pão durante a temporada em seus clubes e não estão nem aí para disputa de seleções."
"Na Copa, você sai na rua e todos falam daquele tal atacante de Senegal que é um azougue. Saia na rua agora e ninguém vai falar do inglês Rooney para você."
A coluna não reflete, obrigatoriamente, a opinião do colunista.

Falem que eu escuto
Na Record, Raí ainda está pouco à vontade em sua nova posição de comentarista, mas tem credibilidade e conhecimento. Godoi é contundente e engraçado, mas quem teve a idéia de "carimbar" os gols da Eurocopa foi infeliz. Luciano do Valle carrega uma história de grandes competições, mas está parcial demais em alguns jogos (patinar ao reconhecer alguns atletas e errar a pronúncia são perdoáveis).

Nem me falem
Não tem mais mistério a disputa na Libertadores. Todos jogam, jogam, jogam, alguns sonham e, no final, Carlos Bianchi vence.

Fala aí
Após a Euro (desculpem as ironias), tem Copa América em julho.

E-mail: rbueno@folhasp.com.br



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Automobilismo: Barrichello faz "gol de honra" e sai na pole
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.