São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SONINHA

O VT é burro

E, às vezes, a transmissão da televisão é injusta; outras vezes, não

FALA-SE muito sobre o impacto das transmissões de TV na avaliação dos árbitros.
Pois a televisão produz injustiças também na avaliação dos jogadores. Quem nunca viu um jogo no campo realmente não sabe o que está perdendo. É como ver o mar ou o Pão de Açúcar de perto: nenhuma imagem dá conta da sua beleza. A arquibancada lotada, o barulho da torcida em "surround" e, fundamentalmente, o jogo são incaptáveis por 10, 30 ou mais câmeras e microfones.
Eu vi o jogo do Brasil no campo. Vi Kaká e Robinho cansarem de pedir a bola -desmarcados, bem posicionados- e não receber.
Seria má vontade, falta de confiança, de sintonia, ímpeto individualista ou distração ocasional? Isso não dá para ver. Mas boa parte do nosso potencial não aproveitado fica evidente em lances como esses.
Por coincidência, reparei em lances em que os dois, Kaká e Robinho, tiveram de girar sobre os calcanhares, prender a bola porque não tinha ninguém para recebê-la e retardar o ataque -Adriano, desmarcado, pedia a bola energicamente, e estaria bem posicionado não fosse pelo escandaloso impedimento.
Houve uma ocasião em que Ronaldinho implorou pela bola em uma cobrança de lateral. Roberto Carlos preferiu lançá-la na outra direção -pena que foi direto nos pés de um jogador australiano.
Depois de três ou quatro lances como esse, quem vê apenas a imagem do jogador com a bola pode reclamar que um a está prendendo demais e o outro está sumido... Injustamente.
Mas Ronaldinho está sumido, sim. Parreira o escala mais longe da área do que ele gostaria (e eu e a torcida do Flamengo).
Mas por que ele não sobe assim mesmo? O Lúcio sobe! Sem bola, Ronaldinho está meio afastado de tudo, não só da área. Com bola, não tem sido sombra do que esperamos. Não só não parte para cima, não dribla quatro ou cinco, como também erra passes longos e lançamentos.
Incompreensível! Ronaldinho enfeitiçou o planeta pela TV. Nesta Copa, bilhões de aparelhos aguardam ansiosos seus melhores momentos.


@ - soninha.folha@uol.com.br

Texto Anterior: Recorde ameaçado: Inglaterra de Eriksson ganha há oito jogos e está a duas vitórias da maior série
Próximo Texto: Espanha vence de virada e ainda faz o artilheiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.