São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grama pressiona Nadal ainda mais

TÊNIS
Nem defesa do título em Wimbledon garante o topo para o espanhol, que pode cair para o 3º lugar


FERNANDO ITOKAZU
DE SÃO PAULO

Rei do saibro, Rafael Nadal enfrenta mais pressão para se manter no topo do ranking na grama de Wimbledon.
Em Roland Garros, o espanhol precisava repetir o título e torcer para que o embalado sérvio Novak Djokovic não chegasse à final do torneio.
Conseguiu. Hexacampeão, tornou-se, ao lado do sueco Björn Borg, o maior vencedor do Grand Slam francês.
Agora, novamente como atual campeão, Nadal vive a mesma situação em Wimbledon, com um agravante. Se não ganhar o título, além de sair do topo, onde está desde 7 de junho de 2010, pode cair para terceiro lugar.
Hexacampeão, o suíço Roger Federer também pode superá-lo se conseguir igualar os sete títulos de William Renshaw (no século 19) e Pete Sampras (o último em 2000). Neste caso, Nadal cai para a terceira colocação se não avançar até a decisão.
O espanhol, que antes da quebra de invencibilidade de 41 jogos de Djokovic havia dito que a chegada do sérvio ao topo era uma questão de tempo, considerou que seu triunfo em Paris lhe deu "uma dose extra de tranquilidade".
"As coisas estão melhores do que eu esperava", afirmou Nadal, que estreia hoje contra o americano Michael Russell, o 91º do ranking.
Apesar de estar um pouco mais distante dos três primeiros, o britânico Andy Murray também está bem cotado.
Ele é o único dos quatro a vencer um dos torneios preparatórios. Foi campeão em Queen's -Nadal caiu nas quartas, enquanto Djokovic e Federer estreiam na grama este ano já em Wimbledon.
O britânico, que pode enfrentar Nadal nas semifinais, também estreia hoje, contra o espanhol Daniel Gimeno-Traver, 56º do mundo.
O brasileiro Thomaz Bellucci, 28º, enfrenta hoje, às 8h, o veterano alemão Rainer Schuettler, 35, que já foi o quinto do ranking, mas ocupa atualmente o 118º posto.
"O Schuettler é experiente, já foi semifinalista aqui, mas estou me sentindo bem preparado e pronto", disse Bellucci, que nunca conseguiu passar da terceira rodada.

NA TV
Wimbledon
9h Sportv 2




Texto Anterior: Time só começa a treinar na quarta
Próximo Texto: De volta, irmãs Williams lutam pelo 10º título
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.