São Paulo, sexta-feira, 20 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Judoca muda de categoria quatro vezes

DO ENVIADO AO RIO

Tiago Camilo, 25, estréia em Jogos Pan-Americanos hoje, na disputa dos 90 kg. É a quarta categoria de peso em que o judoca compete na carreira. E, fato inédito no judô brasileiro, ele teve sucesso em todas as classes em que competiu.
Sua primeira medalha internacional de expressão foi o título mundial júnior, obtido no meio-leve (até 66 kg), em 1998.
Dois anos depois, foi o medalhista olímpico mais jovem da história do judô mundial, no peso-leve (até 73 kg). Após os Jogos de Sydney, encarou uma série de lesões. Recuperado, migrou para o meio-médio (até 81 kg), em que foi prata na Supercopa do Mundo de Hamburgo-2004.
Escalado nos 90 kg para o Pan, ele espera assumir a categoria após os Jogos de Pequim. "Nunca fui de lutar muito contra o peso. Ganhei massa ao longo do tempo e fui subindo", diz ele, ainda invicto nos médios. Após o Pan, Tiago voltará aos 81 kg, para disputar com Flavio Canto a vaga no Mundial.
Além de Tiago, estarão em ação hoje os meio-pesados (até 100 kg) Luciano Corrêa, Edinanci Silva (até 78 kg) e a médio Mayra Aguiar (até 70 kg). (LF)


Texto Anterior: Judô: Após 1º dia, time da casa acirra duelo com Cuba
Próximo Texto: Boxe: Bicampeão olímpico e mundial lidera esquadra hegemônica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.