São Paulo, domingo, 20 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No ponto da arrancada, São Paulo busca ser líder

Time tem hoje, contra o Santo André, a 1ª chance de atingir a ponta do Nacional

Como no ano passado, a 25ª rodada pode se tornar marco da reação da equipe tricolor rumo à quarta conquista consecutiva no Brasileiro

Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Borges, que se mantém à frente de Washigton na luta por uma vaga no ataque do São Paulo, treina para encarar o Santo André

DA REPORTAGEM LOCAL

A 25ª rodada do Brasileiro pode se tornar um marco para o São Paulo de 2009, assim como foi para o São Paulo tricampeão nacional no ano passado.
Neste ano, após 24 jogos, o time do Morumbi tem sua primeira oportunidade de atingir a ponta da tabela do Nacional.
Para isso, os são-paulinos terão que vencer o Santo André, hoje à tarde, em Ribeirão Preto. Com o triunfo, garantem a ponta, graças ao tropeço do Internacional, que ontem perdeu para o Vitória por 2 a 0, no Barradão, e deixou escapar a chance de liderar a competição.
Em 2008, foi na mesma 25ª rodada que a equipe então treinada por Muricy Ramalho iniciou a arrancada rumo ao título, ao vencer o Flamengo (2 a 0) em casa, no dia 14 de setembro.
No ano passado, a essa altura do campeonato, o São Paulo somava 39 pontos e estava dez atrás do líder Grêmio.
Agora, com 43 pontos, a equipe tricolor tem apenas um ponto de diferença em relação ao Palmeiras, que só entra em campo na quarta-feira, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte.
Neste ano, a arrancada durou 14 jogos. O São Paulo saiu do 16º lugar -após a derrota para o Atlético-MG, na 11ª rodada, o time ficou a somente um ponto da zona de rebaixamento- para a atual terceira colocação.
Para os jogadores são-paulinos, a reação antecipada neste ano foi determinante para manter o time com chances de conquistar o tetra seguido.
"Acho que é melhor que a reação tenha vindo mais cedo, porque a competição está mais equilibrada, com muitos times fortes. Se demorássemos mais, poderia ficar impossível alcançá-los", disse Jorge Wagner.
E a rodada deste fim de semana é vista como ideal para o São Paulo atingir a ponta da tabela. O time tricolor pega o ameaçado Santo André em Ribeirão Preto, onde terá quase toda a torcida a seu favor, enquanto seus rivais mais diretos ou tropeçaram, caso do Inter ontem, ou jogam fora de casa, como o Palmeiras na quarta.
"É um jogo que, mesmo difícil, a gente precisa aproveitar para virar líder", declarou o lateral-esquerdo Junior César.
Jogo difícil porque, mesmo estando hoje na zona de rebaixamento, o Santo André já se tornou um tradicional estraga- -prazeres do São Paulo.
Desde 2005, o time do Morumbi não vence a equipe do ABC paulista. Neste período, foram duas vitórias para o Santo André e dois empates.
Em 2009, o adversário de hoje foi o responsável por acabar com uma invencibilidade de 21 jogos do São Paulo ao vencê-lo no Paulista. No primeiro turno do Brasileiro, houve empate por 1 a 1 em pleno Morumbi.
Mas o mau retrospecto não preocupa Ricardo Gomes. Para o técnico, o elenco está focado. "A ambição desse grupo é muito grande. Eles e eu queremos muito o título. Para isso, temos que somar pontos, sem nos preocuparmos com os rivais."
"Vai ser um jogo difícil, mas temos confiança. Quando conseguirmos a liderança, vai ser difícil perdermos. Somos experientes e sabemos como nos manter lá", completou Rodrigo.
Para o jogo de hoje, Ricardo Gomes só tem o desfalque do meio-campista Hernanes, que volta no clássico com o Corinthians, no próximo domingo.


NA TV - Santo André x São Paulo
Globo e Band (para SP), às 16h




Texto Anterior: Paulo Vinicius Coelho: O candidato
Próximo Texto: Velho conhecido: São-paulinos pedem cuidado com Marcelinho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.