São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 2000

Próximo Texto | Índice

Ex-goleiro é anunciado como novo treinador da seleção

CBF chama técnico do Sport e arregimenta apoio paulista contra a CPI

Leão na cabeça

FERNANDO MELLO
DA REPORTAGEM LOCAL


JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DO PAINEL FC

Eduardo José Farah conseguiu. Desde ontem, Emerson Leão é o novo técnico da seleção brasileira.
Com o anúncio do nome do treinador, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, atende aos interesses do presidente da Federação Paulista de Futebol, que é muito amigo de Leão e defendia a indicação do ex-goleiro.
Um dos maiores opositores de Teixeira, Farah, que sonha em assumir a presidência da CBF, defendia a CPI da CBF/Nike, instalada na Câmara Federal para investigar o contrato da entidade com a multinacional. Após a confirmação do nome de Leão, alterou o discurso, passando a se dizer contra a CPI.
""Ela só serve para gastar dinheiro do povo", disse ontem à Folha.
Essa não é a primeira vez que Farah é assediado por Teixeira em um momento difícil. Às vésperas das últimas eleições para a presidência da CBF, Teixeira ofereceu a seu desafeto, candidato não-declarado ao cargo, poder para organizar torneios nacionais. Depois de reeleito, voltou atrás.
Além do lobby de Farah, Leão, que não é visto com bons olhos pelo Clube dos 13 por trocar constantemente de clube, contou com o apoio de Luciano Bivar, deputado federal pelo PSL-PE. Um dos integrantes da CPI da CBF/Nike, o dirigente, que é presidente do Sport, dirigido por Leão, defendia o nome do técnico para a seleção.
Ontem, o próprio Farah reconhecia a importância do lobby de Pernambuco, em tempos de CPIs do futebol, para a escolha de Leão.
Com isso, Levir Culpi, técnico do São Paulo, também cotado para dirigir o time, acabou sendo preterido. Em São Januário, Romário, responsável pelo desgaste de Culpi, após troca de farpas com o treinador, evitou se pronunciar sobre o novo técnico.


Próximo Texto: Novo técnico da seleção é sócio de presidente da FPF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.