São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Rivais testam larga tradição fora do Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Santos e São Paulo são os times brasileiros com maior sucesso internacional. São os únicos bicampeões mundiais do país. O primeiro ganhou duas Libertadores seguidas na era Pelé (em 1962 e 1963). O segundo repetiu tal façanha na era Telê Santana (em 1992 e 1993). Nesses mesmos anos, venceram o Mundial interclubes.
Além desses troféus, os dois times colecionam outras conquistas, como Supercopa, Copa Conmebol e Recopa Sul-Americana.
O Santos foi o clube da América mais bem colocado em votação feita pela Fifa para apontar o melhor clube de futebol do século 20. Já o São Paulo lidera até com folgas o ranking da Conmebol para os times brasileiros.
Segundo atualização feita pela Folha, o São Paulo chega hoje a 586 pontos -tem 29 pontos a mais que o segundo colocado, o Cruzeiro. O Santos completa hoje 376 pontos e toma assim a quinta colocação do Palmeiras.
Cada jogo de Libertadores e Sul-Americana vale dois pontos para o ranking.
O paraguaio Nicolás Leoz, presidente da Conmebol, viveu no Brasil nos anos 60 e tornou-se torcedor dos dois times. Nos últimos anos, estreitou laços com o Santos, mas costumava ir ao Morumbi torcer pelo São Paulo. (EAR E RBU)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Estrangeiros vivem fases diferentes nos rivais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.