São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Ibracadabra!


Numa quarta em que os dois melhores do mundo duelam, a coluna se rende ao "sueco" e lembra outras feras de 2008

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A DATA Fifa reservou embate entre os melhores do mundo de 2007 e 2008, os badalados Kaká e Cristiano Ronaldo. E lamentou a ausência de outro craque latino postulante a melhor do planeta, Messi, na ""estréia" de Maradona na Argentina. Os três são unanimidades em nosso país e mundo afora.
Mas e o tal Zlatan Ibrahimovic?
Isso é nome de melhor do mundo?
Maradona disse certa vez que Beckham não poderia ser craque porque nenhum jogador com ""aquela carinha" bonita deveria ser levado a sério. Kaká e Cristiano Ronaldo arrastam um bom número de tietes por seus dotes físicos, e Messi, se não é um símbolo sexual, ao menos é um modelo para crianças, baixinhos etc.
Mas e o narigudo atacante sueco (!) da Inter de Milão? Tem carisma?
Kaká, Cristiano Ronaldo e Messi são prodígios, desde a adolescência prometiam ser craques. Foram rapidamente lançados e corresponderam logo em seus times de origem. Mas e esse grandalhão que começou no Balkan e virou profissional no Malmö? Arsène Wenger, famoso caçador de talentos, até se interessou por ele, mas não o levou no fim.
Somos bombardeados por imagens de gols e dribles magistrais de Kaká, Cristiano Ronaldo e Messi.
Mas o que vemos desse apelidado Ibracadabra? A menos que o torcedor comum busque na internet, mal tomará ciência das suas mágicas.
Encerrando agora as ironias, a coluna humildemente se rende ao ídolo de tantos garotos, como meu amigo Joaquim. Ibrahimovic é, sim, um craque. Algum estrangeiro recentemente disse que o sueco (o pai é bósnio e a mãe é croata, o que talvez explique melhor sua técnica refinada) faz parecer possível algumas coisas impossíveis. Não é de hoje que ele produz jogadas sensacionais. Talvez por eu ser torcedor do Ajax e festejar pouco o time na época dele, me tornei meio crítico de seu futebol, um desconfiado. Como parte da mídia sueca (que no meio do ano traçava paralelos entre Ibra e Pelé), via uma supervalorização de Ibrahimovic.
Porém ele está genial e dá mesmo gosto vê-lo jogar. Me uno agora a Felipão e a tantos outros. Ibracadabra!

DEL PIERO!
Ele é mais do que eu imaginava. E já imaginava muita coisa nos anos 90.

FERNANDO TORRES!
""Niño" cresceu neste ano. E como!

GERRARD!
Ele não vai bem mesmo em alguns jogos, mas decide um monte deles.

LAMPARD!
Não agüento mais o: "Quem é melhor: Gerrard ou Lampard?". Fera!

ROONEY!
Que mala de atacante (?)! Que fase!

VAN PERSIE!
É canela de vidro, mas adoro ele.

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Basquete: Lebron é o mais jovem a fazer 11 mil pontos
Próximo Texto: Urna pode tirar Luxemburgo em 2009
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.