São Paulo, sexta, 20 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio analisa atos de médicos na Copa-98

SÉRGIO RANGEL
da Sucursal do Rio

O Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro) criou uma câmara técnica para analisar os erros médicos na área esportiva.
O primeiro caso a ser investigado pela câmara técnica, aberta oficialmente na semana passada, deverá ser o dos ex-médicos da seleção brasileira Lídio Toledo e Joaquim da Mata.
Em julho, o Cremerj abriu uma sindicância para apurar se os dois cometeram erro ao escalar o atacante Ronaldinho na decisão da Copa do Mundo.
De acordo com o coordenador da câmara, Antônio Carlos Tuche, o órgão funcionará como uma espécie de procuradoria para casos esportivos.
"Em caso de sindicância na área, nós vamos analisar e emitir para a plenária do conselho, que julgará o assunto, um parecer técnico e ético sobre a questão", disse Tuche.
Ronaldinho, atacante da Inter de Milão, da Itália, sofreu uma crise nervosa nas vésperas e no dia da final da Copa do Mundo.
Apesar do problema, ele foi escalado minutos antes do início do jogo contra a seleção francesa, após realizar exames em um hospital nos arredores de Paris.
Na ocasião, uma série de médicos criticou a decisão tomada por Toledo e Da Mata.
José Luis Runco, que substituiu Toledo na seleção brasileira, é um dos cinco médicos que integram a câmara técnica. Runco também é médico do Flamengo.
A sindicância envolvendo os ex-médicos da seleção está sendo mantida em sigilo pelo Cremerj.
Segundo funcionários do órgão, Toledo e Da Mata já foram ouvidos pelos diretores do conselho.
No próximo mês, deverá ser definido se o caso será julgado pela plenária do Cremerj.
A polêmica em relação à escalação de Ronaldinho interrompeu a permanência de Toledo no comando do departamento médico da seleção brasileira. Ele foi dispensado após o encerramento da Copa do Mundo.
Antes do episódio com Ronaldinho, Lídio Toledo foi duramente criticado por ter cortado o atacante Romário da seleção.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.