São Paulo, terça-feira, 21 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ESPORTE - SAÚDE
Anabolizante ainda seduz saudáveis e chega à Internet

da Reportagem Local

Seduzidas pela possibilidade de ganhar muita massa muscular em pouco tempo, muitas pessoas ainda apelam para o uso de esteróides anabolizantes para esculpir um corpo musculoso ou aumentar a resistência física.
Os esteróides anabolizantes são substâncias que contêm composição semelhante à do hormônio testosterona, que, no corpo humano, é o responsável pelas características masculinas.
Quando injetados no organismo, as chamadas "bombas" têm a propriedade de estimular a síntese de proteínas dos músculos, responsáveis pelo aumento da massa muscular.
Esses hormônios artificiais foram desenvolvidos inicialmente para tratamento de homens com deficiências hormonais e para proporcionar ganho de massa muscular em pacientes debilitados por doenças pulmonares, certos tipos de anemia, anorexia, e em consequência da Aids.
"Os esteróides anabolizantes foram desenvolvidos para pessoas doentes. Quando usados em pessoas sadias, que não têm necessidade de doses extras de testosterona, os efeitos podem ser muito prejudiciais", explica a endocrinologista Ieda Verreschi, coordenadora do laboratório de esteróides da Escola Paulista de Medicina.
O uso dessas substâncias sem uma orientação médica desencadeia uma série de reações negativas no organismo. Os efeitos colaterais mais visíveis são o desenvolvimento das características masculinas, como crescimento de pêlos no corpo, engrossamento da voz e crescimento dos genitais externos.
Mas não é só na aparência que os anabolizantes causam alterações. "O uso dessas substâncias provoca uma sobrecarga no fígado, que pode resultar em cirrose e até em câncer. Além disso, atrofia os músculos do coração e inibe a produção do colesterol benigno, o que pode desencadear uma série de doenças cardíacas, resultando inclusive em um infarto", explica Verreschi.
Os anabolizantes provocam ainda aumento na agressividade do indivíduo, chegando a causar surtos psicóticos em alguns usuários, e causam dependência física.
Mas, mesmo com todos os efeitos colaterais, seu uso ainda é uma realidade no cotidiano de grande parte das academias.
"Mesmo com a venda controlada pelo governo, é muito fácil comprar anabolizantes sem receita médica em farmácias, academias e até pela Internet", diz o fisiologista Turíbio Leite de Barros. (CCr)


BENÉFICOS
Anabolizante nem sempre é sinônimo de substância prejudicial à saúde. Existem os anabolizantes naturais, que não causam dependência nem efeitos colaterais, como os aminoácidos e a creatina, por exemplo, que é encontrada na carne vermelha.

RECEITA
Na Internet, é possível encontrar diversos sites com informações sobre anabolizantes, que indicam desde as substâncias mais eficazes para quem quer ganhar músculos até receitas de dosagens. As páginas têm ainda depoimentos de quem usou e não se arrepende.

E-mail mais.esporte@uol.com.br


Texto Anterior: Basquete - Melchiades Filho: Garimpo
Próximo Texto: Substância anulou recordes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.