São Paulo, domingo, 21 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulista põe a capital em xeque

Se São Paulo e Palmeiras perderem hoje, pela 1ª vez Estadual não terá um time da cidade entre os top 4

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Paulista sempre teve entre os seus quatro primeiros colocados ao menos um representante da capital do Estado. Essa história, porém, poderá mudar hoje.
São Paulo e Palmeiras, os únicos times paulistanos que alcançaram as quartas-de-final do torneio deste ano, enfrentam jogos de alto risco contra São Caetano e Portuguesa Santista, respectivamente.
Se os dois não passarem pelo "mata", jogo único em que não há vantagem do empate, será consolidada uma tendência desanimadora para a maior cidade do país.
O futebol da capital atravessa histórica crise. O Juventus foi rebaixado. Corinthians e Portuguesa lutaram até o fim contra o descenso. Só o São Paulo, dentre os times da capital, avançou no Grupo 1 do Paulista, reconhecidamente o mais fraco do torneio.
O Palmeiras, que hoje atuará fora de casa por ter ficado atrás do Santos e do Paulista de Jundiaí no Grupo 2, ainda tenta readquirir confiança após a sua peregrinação pela Série B do Brasileiro.
É quase unânime hoje que o melhor time do Estado é o Santos, atual vice-campeão da Libertadores e do Brasileiro. O São Caetano, por sua vez, é uma das equipes mais temidas do país, além de atrair hoje profissionais de ponta que fogem dos grandes centros.
Nas cercanias da capital, o futebol vive uma fase até emergente. Além do Paulista de Jundiaí, a surpresa positiva da competição, o Santo André, por exemplo, fez boa campanha -somou mais pontos que nove dos dez times do Grupo 1, mas não obteve vaga.
A Portuguesa Santista, mesmo com problemas financeiros, pode alcançar hoje pelo segundo ano seguido as semifinais do Estadual.
Ontem, dois clubes de fora da capital ganharam vaga nas semifinais. Na Vila Belmiro, o Santos derrotou o União Barbarense por 1 a 0, e o Paulista venceu a Ponte Preta, por 4 a 3, na prorrogação, em Jundiaí. Hoje, a capital sabe se deixa ou não o Paulista.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Futebol: Santos espanta zebra e se garante na semi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.