São Paulo, domingo, 21 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL NO MUNDO
A volta dos ingleses

RODRIGO BUENO

² Os times ingleses dominavam os interclubes da Europa até serem banidos dos torneios pela violência de seus torcedores.
Mas, depois do retorno, um tanto mais calmos, perderam a supremacia na Copa dos Campeões e na Copa da Uefa para os italianos e só agora voltam a mostrar, de fato, a cara.
Antes da parada, os ingleses tinham oito títulos da Copa dos Campeões e nove da Copa da Uefa. À época, os italianos somavam quatro e duas taças, respectivamente, nesses torneios.
Hoje, as equipes inglesas continuam com o mesmo número de títulos nos torneios citados. E os italianos possuem nove conquistas em cada um deles.
O século está no fim, e a Inglaterra ousa retomar as rédeas.
O Manchester United é apontado nas bolsas de apostas como o grande favorito para erguer o principal troféu europeu de clubes este ano. E, apesar de ninguém apostar em violência na Bolsa de Londres, é esperada muita confusão no clássico com a Juventus de Turim pelas semifinais, assim como ocorreu na quarta-feira passada, no duelo com a Inter, em Milão.
É como se o sucesso inglês no gramado passasse necessariamente por distúrbios fora desse.
Aliás, desde 1984, um ano antes da "Batalha de Heysel", que vitimou 39 pessoas em uma decisão entre Liverpool e Juventus, um time inglês não conquista a Copa dos Campeões. Em 84, também ocorreu a última vitória inglesa na Copa da Uefa.
Nos anos 90, de volta à disputa, os ingleses triunfaram só três vezes, e na Recopa, torneio que está se despedindo do público.
Só agora, com a presença do mais popular time inglês nas semifinais do principal interclubes do continente, é que a calmaria inglesa será colocada à prova.
Em jogo, mais que a supremacia dos inventores do futebol no Velho Continente, mais que a candidatura da Inglaterra para a Copa de 2006, estará a permanência dos times ingleses nos interclubes da virada do século.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.