São Paulo, domingo, 21 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time busca alternativa para enfrentar Rio Branco, às 11h, em sequência de maratona iniciada na quarta-feira
Corinthians faz dieta para jogo matinal

MAÉRCIO SANTAMARINA
da Reportagem Local

O Corinthians vai ter que alterar a sua dieta para enfrentar o Rio Branco, hoje, às 11h, no estádio do Canindé, pelo Paulista.
Os jogadores serão obrigados a tomar um café reforçado pela manhã e só poderão almoçar após o confronto.
Além de jogar em um horário criticado pelo técnico Evaristo de Macedo e pelos jogadores, o time vem fazendo uma maratona de jogos, com intervalo médio de 40 horas entre uma partida e outra.
Após a vitória de 2 a 1 sobre o Palmeiras pela Taça Libertadores, na quarta-feira -o jogo terminou pouco antes da meia-noite-, o Corinthians teve que fazer uma viagem de cerca de 6.000 km (ida e volta) para enfrentar o Treze, em Campina Grande, na Paraíba, pela Copa do Brasil, anteontem. O jogo terminou empatado em 2 a 2.
Depois de amanhã, o time sai em excursão para o Paraguai, onde vai enfrentar o Cerro Porteño, na quarta-feira, e o Olimpia, na sexta, pela Libertadores.
"O pior é que essa maratona começou com um jogo muito duro, contra o Palmeiras. A reformulação da dieta foi uma das maneiras que encontramos para amenizar o desgaste físico dos jogadores", afirmou Evaristo.
O problema, segundo ele, é que nem todos os jogadores conseguem se alimentar bem pela manhã. "Comer pouco pela manhã faz parte da cultura brasileira, mas vamos ter que forçar os jogadores desta vez. Mesmo assim, nossa situação é complicada."
Em condição semelhante no Campeonato Brasileiro de 98, o Vasco conseguiu adiar um jogo contra o Palmeiras, com base no artigo 60 das Normas Orgânicas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que proíbe que uma equipe faça dois jogos com intervalo menor do que 66 horas.
"A iniciativa de proteger os atletas do Vasco foi do Sindicato dos Jogadores do Rio. Nenhuma entidade se manifestou para defender o Corinthians. É claro que, se pudéssemos, teríamos adiado um desses jogos", afirmou Evaristo.
Já o diretor de futebol do Corinthians, Carlos Nujud, disse que o clube não se mobilizou nesse sentido porque precisa da receita gerada por esses campeonatos.
"O jogo da Paraíba não teve exibição de TV, mas não quisemos adiá-lo porque fazia parte de um pacote negociado antes do início da Copa do Brasil."
Além da dieta, Evaristo estuda fazer novo revezamento de jogadores no time, poupando para a Libertadores os titulares que apresentarem maior desgaste físico. Uma avaliação médica antes do jogo vai definir esse revezamento.
Contra o Treze, cinco jogadores -o zagueiro Gamarra, o volante Rincón, o lateral-esquerdo Silvinho, o lateral-direito Índio e o goleiro Nei- foram poupados.
Apenas os retornos de Rincón, Índio e Nei foram confirmados. "Vamos aguardar a revisão médica. Se não haver problemas, é lógico que prefiro jogar com o time completo", disse Evaristo.
² NA TV - ESPN Brasil e Sportv, ao vivo, às 11h



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.