São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Torneio mudou o regulamento em todas as edições

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de alguns sinais de melhora, o Brasileiro acumula mais um ano de mudança de regras. Será o 34º Nacional e o 34º regulamento diferente.
Desde 1971, quando começou a ser disputado, o torneio experimentou triangular final, decisão única, playoffs, classificação por público, disputa de pênaltis após empates, pontos de bonificação por goleada e mais uma série de invenções.
Em 2003, a CBF aceitou pela primeira vez importar o tradicional sistema de disputa europeu com pontos corridos. Porém foram rebaixados só dois clubes, contrariando decisão inicial de que quatro cairiam.
Neste ano, novamente 24 times estão na elite, mas quatro serão rebaixados. Seguindo essa linha, as mudanças no regulamento certamente continuarão em 2005. Isso porque a idéia é reduzir o número de participantes na primeira divisão para 20. A Copa João Havelange -o Brasileiro de 2000- reuniu mais de cem clubes.
Outro ponto que pode mudar no Nacional é o número de classificados para competições internacionais. Pelo Estatuto do Torcedor, o regulamento de um torneio só pode ser alterado após dois anos de vigência, no mínimo. (RP E RBU)


Texto Anterior: Nacional começa a colher frutos dos pontos corridos
Próximo Texto: Agora, Estatuto do Torcedor vale desde o começo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.