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Nacional começa a colher frutos dos pontos corridos
Com cinco grandes patrocinadores, 80% dos confrontos televisionados
e transmissão para 120 países, Brasileiro dá largada com oito partidas
RICARDO PERRONE
RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL
O segundo Campeonato Brasileiro disputado por pontos corridos da história começa hoje embalado pelo sucesso nos negócios.
A competição, com cinco grandes parceiros comerciais e um aumento substancial no dinheiro arrecadado com publicidade estática, terá exposição nacional e internacional recorde na TV.
Cerca de 120 países e territórios
receberão imagens do torneio,
que repete a fórmula européia de
disputa. "O sistema de pontos
corridos ajuda a vender o torneio
lá fora e a atrair investidores",
afirma Mauro Holzzman, diretor-executivo do Clube dos 13.
No ano passado, o número de
países que via o Brasileiro não
chegava a 90. Internamente, a exposição na televisão será maior e
mais lucrativa devido ao aumento
do número de partidas transmitidas pelo sistema pay-per-view,
que até encareceu neste ano o pacote básico do torneio: R$ 340.
Antes custava R$ 240.
Pouca coisa vai escapar do olho
eletrônico. Nas 34 rodadas que já
têm televisionamento divulgado
pela CBF, 324 dos 408 jogos estarão na TV. Os torcedores poderão
acompanhar à distância 79,4%
dos confrontos, isso contando TV
aberta, a cabo e o pay-per-view.
A Premiere Sports, responsável
pelo sistema em que o telespectador paga para ver a partida, já
programou mostrar 442 jogos, o
que representa 80,1% do torneio.
Em 2003, levando-se em conta
todos os canais, 75% dos duelos
do Nacional foram exibidos. De
552 confrontos, 414 ocorreram
diante das câmeras.
Tanta exposição gera mais retorno com publicidade. AmBev,
Itaú, Vivo, Unimed e Varig são
parceiras do Nacional deste ano.
"A tendência é que mais empresas se interessem pelo torneio.
Todos os times fazem o mesmo
número de jogos, a tabela é cumprida, e a disputa fica mais emocionante. No ano que vem, o sistema não mudará e haverá menos
times", disse Ricardo Guimarães,
presidente do Atlético-MG.
O contrato do Clube dos 13 com
a Globo dará às equipes integrantes da elite R$ 134 milhões.
O torneio já rendeu R$ 26 milhões em publicidade estática.
"Há quatro anos, quando começamos a trabalhar o campeonato,
a verba de publicidade estática foi
de R$ 11 milhões", diz Holzzman.
Outro fator animador é o esperado aumento na venda de produtos licenciados. A empresa Pro
Entertainment cuida do licenciamento de 17 times da Série A.
"Para nós, o sistema de pontos
corridos facilita. Os clubes têm
mais visibilidade. Esperamos neste ano faturar o dobro do que ganhamos em 2003, quando começamos a trabalhar com os clubes.
Tínhamos no começo os grandes
de São Paulo. Agora, são nove clubes exclusivos e outros oito na
primeira divisão, além de toda a
Série B", afirmou Hernan Garcia,
diretor comercial da empresa.
Os clubes estão ganhando mais,
em especial com a TV, mas a divisão do "bolo" continua não agradando a alguns times.
"O aumento de participação do
pay-per-view gerou uma renda
maior, mas a distribuição dela
continua sendo malfeita. Cada
clube deveria ganhar de acordo
com a quantidade de pacotes vendidos para os seus jogos", disse
Antonio Roque Citadini, vice-presidente de futebol corintiano.
Segundo ele, a verba arrecadada
com esse sistema é dividida como
a receita da TV aberta e a gerada
pelas placas de publicidade. Os
cinco times que recebem a maior
fatia repartem 31% do total. Depois, sete clubes ficam com 33%,
outros nove abocanham 20%, e
12% sobram para os três restantes
e para pagamento de despesas.
O Corinthians forma o grupo
dos que mais recebem com São
Paulo, Palmeiras, Vasco e Flamengo. A equipe do Parque São
Jorge será vigiada constantemente pelas câmeras. Nas 34 rodadas
já definidas, todos os jogos do clube têm transmissão prevista.
No mesmo período, o São Caetano, por exemplo, poderá ser visto ao vivo em 16 transmissões. O
campeão paulista fará sua primeira aparição na TV na quarta rodada, quando enfrenta o Flamengo,
que também terá as suas 34 primeiras atuações transmitidas.
A Globo deve lançar inovações
no Brasileiro, como mensagens
de texto por celular (SMS). Torcedores poderão acompanhar gols
nos celulares. Está em estudo a
criação de um site do torneio. A
emissora carioca pretende ainda
fazer promoções interativas nos
moldes das que foram feitas no
programa "Big Brother Brasil".
Colaborou Fábio Tura, do Datafolha
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