São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Britânico triunfa em batalha de recordistas

Joe Calzaghe diz ser "destruidor de lendas" após bater Bernard Hopkins

Pugilista, que já era dono do título dos meio-pesados, vence em decisão dividida e agora acumula também cinturão dos supermédios

DA REPORTAGEM LOCAL

Joe Calzaghe, 36, do País de Gales, venceu, na madrugada de ontem, por decisão dividida, o norte-americano Bernard Hopkins, 43, para ganhar reconhecimento como melhor meio-pesado (até 79,3 kg) da atualidade. Tal distinção pertencia a Hopkins, que subiu ao ringue com o título da prestigiosa publicação ""The Ring".
Calzaghe, que também é campeão dos supermédios (até 76,2 kg), indicou que se manter na nova categoria para pegar outro norte-americano, Roy Jones Jr., é uma possibilidade, pois agora já se considera um ""destruidor de lendas".
""[A emissora] HBO quer a luta, Calzaghe quer essa luta, eu quero essa luta", afirmou Jones Jr., que, durante muito tempo, foi rotulado como o melhor pugilista do boxe, consideradas todas as categorias de peso.
Calzaghe e Hopkins foram praticamente forçados a enfrentar um ao outro, já que haviam limpado suas respectivas categorias de peso, além de ter registrado recordes históricos.
O galês é dono do recorde de defesas de títulos entre os supermédios: 21. E está perto de igualar feito do lendário campeão dos pesados Joe Louis, que executou 25 defesas, o maior número na história consideradas todas as categorias.
Já Hopkins tem a marca de maior número de defesas entre os médios (20), tendo superado o argentino Carlos Monzón.
Apesar de o britânico ter feito sua estréia nos EUA, as principais manifestações do público foram a seu favor, pois mais da metade dos ingressos foi para seus fãs no Reino Unido.
Em um combate marcado por infrações de ambos os lados e que muito trabalho deu ao árbitro Joe Cortez, dois dos jurados oficiais deram a vitória a Calzaghe (115-112 e 116-111), enquanto um terceiro viu Hopkins melhor (114-113). Todos eles eram norte-americanos.
O melhor assalto de Hopkins foi o primeiro, quando, aproveitando-se de um desequilíbrio de Calzaghe, levou o rival à lona com um direto de direita.
O panorama da luta teve Calzaghe pressionando com maior quantidade de golpes o americano. Os socos mais duros saíam dos contragolpes de Hopkins, que, economizando energia, relutava em soltar os braços com grande freqüência.
Ambos os pugilistas acertaram golpes durante os clinches e trocaram socos baixos. Porém só Hopkins os acusou -em uma dessas vezes ganhou alguns minutos de descanso.
No décimo assalto, quando Hopkins reclamou de golpe baixo -pelo qual ganhou tempo extra por isso-, Calzaghe o segurou por trás e deu uma rebolada. Hopkins reclamou pelo mesmo motivo no 11º assalto, mas o árbitro não o atendeu.
Cortez foi pedir ""luta limpa" aos dois durante intervalos.
"Foi um combate difícil, porém estou muito contente por manter a invencibilidade e agora ser campeão dos meio-pesados", festejou Calzaghe.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Champ Car: Australiano vence último GP
Próximo Texto: Florianópolis bate Minas e leva bi na Superliga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.