São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COB flexibiliza uso de material esportivo

DA REPORTAGEM LOCAL

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) anunciou ontem que irá liberar, a partir de 2011, as confederações nacionais para expor a marca de seus respectivos fornecedores nos uniformes de competição de eventos multiesportivos, como Olimpíadas, Pans e Sul-Americanos.
A regra vigente impede, por exemplo, que nesse tipo de evento os atletas usem uniformes de competição de outra marca que não seja Olympikus, a atual fornecedora oficial do COB.
"Com isso, as confederações terão maior poder de negociação com as marcas de material esportivo, sem prejuízo para o COB. Todos sairão ganhando", explicou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
A partir de 1º de janeiro de 2011, a fornecedora do COB, que deverá ser escolhida no fim do ano, terá sua marca estampada apenas em outras peças do enxoval da delegação brasileira, como uniformes de viagem, de vila, de desfile e de premiação.
A restrição de uso de fornecedor próprio em Olimpíadas foi motivo de impasse entre o COB e o ex-tenista Gustavo Kuerten nos Jogos de Sydney-2000.
Motivado por disputa entre patrocinadores, Guga chegou a anunciar que abriria mão de ir à Olimpíada.
A Diadora, com quem tinha contrato, não aceitava que ele usasse uniforme da Olympikus, que, à época, já era patrocinadora do COB. Dado o impasse, o comitê permitiu ao atleta atuar com modelo sem marca, desde que no pódio e na Vila Olímpica usasse Olympikus.
O mesmo privilégio é concedido há anos à CBF, cujo patrocinador oficial, a Nike, é exposto nos uniformes olímpicos, em detrimento do fornecedor oficial do COB.
A marca americana, aliás, fechou patrocínio com duas das principais confederações esportivas nacionais neste ano: a CBAt, de atletismo, e a CBB, de basquete. (MB)


Texto Anterior: Senado veta "exagero" de organizadores da Rio-16
Próximo Texto: Tênis: Brasil define time de confronto da Davis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.