São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Todos por um

MELCHIADES FILHO
EDITOR DE ESPORTE

Tim Duncan deu um show. Superou a morte do pai durante os mata-matas e, nas séries contra Seattle e Los Angeles Lakers, registrou médias de 27,6 pontos e 14,4 rebotes, números ainda mais espetaculares do que os da temporada regular, quando foi eleito o melhor jogador. No último duelo contra os atuais bicampeões, anotou 34 pontos e apanhou 25 rebotes, recorde da equipe em playoffs. Não adiantou. Em cinco partidas, os Lakers despacharam o San Antonio.
Allen Iverson voltou, depois de amargar um mês no estaleiro, vítima de uma fratura no pulso, para tentar reconduzir o Philadelphia à final. Contra o ascendente Boston, teve média exata de 30 pontos, mas não evitou a eliminação, dando início a nova crise de relacionamento com seu clube.
Tracy McGrady, na hora da decisão, brilhou como na fase de classificação. Contra o Charlotte, marcou, em média, 30,8 pontos. Também liderou nas assistências, 5,5. Mas o esforço foi em vão. Mesmo sem Jamal Mashburn, a sua estrela, a equipe da Carolina do Norte excluiu o Orlando.
Destino igual tiveram o Seattle de Gary Payton, o Minnesota de Kevin Garnett, o Detroit de Jerry Stackhouse... Um a um, ficaram pelo caminho todos os ataques escorados em um só jogador.
Isso é uma novidade na NBA. A liga sempre deu espaço a astros solitários -o próprio Iverson, por exemplo, vice-campeão em 2001.
O fracasso de seus times nestes playoffs é a mais aguda consequência das regras que a liga adotou no início da temporada. Com o fim da proibição à marcação dupla (ou tripla) sem bola, agora as coberturas são ininterruptas. Os craques são perseguidos sem clemência. O tempo inteiro.
Nos últimos quartos dos cinco confrontos, os Lakers, por exemplo, deslocaram o gigante Shaquille O"Neal para a sombra de Duncan e flutuaram outros dois alas para impedir que o MVP escapasse batendo a bola. No momento mais agudo dos jogos, portanto, o San Antonio teve de confiar os arremessos ao armador Tony Parker, de apenas 19 anos...
O impacto da liberação da defesa por zona fica ainda mais evidente quando se constata que, até o fim de semana, nenhum finalista das Conferências Leste e Oeste aparecia no topo dos rankings individuais dos mata-matas.
Os cestinhas ficaram pelo caminho: McGrady, Iverson, Dirk Nowitkzi (Dallas, 28,4) e Duncan.
O mesmo se verificou entre os principais reboteiros. Estão eliminados Garnett (18,7), Ben Wallace (Detroit, 16,1), Duncan, Nowitzki (13,1) e Rasheed Wallace (Portland, 12,3).
O líder em assistências dos playoffs? John Stockton (Utah, 10), que já está de férias. O vice-líder? Steve Nash (Dallas, 8,8), idem.
Nenhum dos quatro principais roubadores de bola dos playoffs avançou às finais de conferência: Baron Davis (Charlotte, 3,5), Stockton (2,7), Ron Artest (Indiana, 2,6) e Iverson (2,6).
E nenhum dos líderes em tocos: Duncan (4,3), Raef LaFrentz (Dallas, 2,7), Ben Wallace (2,6) e Elden Campbell (Charlotte, 2,5).
Os times sobreviventes contam, claro, com craques. Mas estes não atuam solitários, casos dos Lakers e do Boston, que têm duplas: Kobe Bryant e O'Neal; Paul Pierce e Antoine Walker. Ou se encaixam com perfeição em táticas que dividem o ônus da cesta, como no Sacramento, de Chris Webber, e no New Jersey, de Jason Kidd.

LA Lakers x New Jersey
Final mais cotada, traz o confronto entre Kobe Bryant e Jason Kidd, os melhores jogadores dos mata-matas deste ano da NBA.

LA Lakers x Boston
Sonho de marqueteiros e nostálgicos, é a reedição da maior rivalidade da história da liga, a que detonou a expansão global do basquete norte-americano. Magic Johnson x Larry Bird, lembra-se?

Sacramento x New Jersey
A decisão reúne os times mais vitoriosos no Oeste e no Leste, ambos praticantes do excitante jogo de passa-corta ("backdoor").

Sacramento x Boston
Duas torcidas que torcem de verdade, que não se atêm ao roteiro cantado pelo telão do ginásio. Em Sacramento, os fãs até balançam sinos de vaca para atrapalhar os adversários. Cadê os vips?

E-mail melk@uol.com.br



Texto Anterior: "Sem saber", atleta processa o Palmeiras
Próximo Texto: Basquete: Oscar joga hoje para adiar aposentadoria e eliminação do Fla
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.