São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pela 1ª vez, equipe não estuda rival

DO ENVIADO A ULSAN

Pela primeira vez nesta Copa, os EUA entram em campo hoje sem terem feito um trabalho de "pré-produção" em relação ao rival.
Antes do Mundial, o comando da seleção estudou vídeos e elaborou estatísticas dos times que enfrentaria em seu grupo e dos possíveis rivais nas oitavas-de-final, uma estratégia que se mostrou útil para a equipe.
Mas o estoque de informação acabou. Os americanos não chegaram ao Mundial com um estudo prévio dos alemães. "Se eu tivesse fitas deles aqui, eu mostraria", disse o técnico Bruce Arena.
O máximo que alguns jogadores, como O'Brien, fizeram nos últimos dias foi assistir aos jogos da Alemanha, mas isso aconteceu por iniciativa dos atletas.
A falta de estudo não fará diferença, dizem os americanos, que declaram conhecer suficientemente o adversário -só na gestão de Arena foram três amistosos entre as duas equipes, dois deles vencidos pelos EUA, e o último, em março, pelos alemães.
"Nós sabemos como eles vão jogar. Não há um Beckenbauer lá, mas não é isso que importa. Eles têm um jogo aéreo forte, às vezes eles jogam muito bem com esse estilo, às vezes jogam mal -mas mesmo assim conseguem os resultados, porque têm tradição", afirma o treinador dos EUA.
Arena, como sempre, faz mistério em relação à escalação de seu time e ao esquema que levará a campo em Ulsan.
É bem possível que ele opte por manter o esquema com três zagueiros que adotou na partida contra o México, de forma a reforçar ainda mais sua defesa, uma preocupação repetida a todo instante pelos americanos.
O esquema para não tomar gols é válido, dizem os americanos, afinal os favoritos não são eles. "Quem tem de ganhar o jogo é a Alemanha. Se a gente perder, iremos para casa contentes. Mas não sei como a Alemanha voltará se for eliminada", diz Arena. (RD)



Texto Anterior: Quartas/ Hoje: EUA tentam novo feito à revelia de federação
Próximo Texto: Multimídia: Com a classificação, jornais dos EUA "descobrem" futebol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.