São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Scolari poupa 5 contra o México

Por time inteiro nas oitavas, técnico brasileiro de Portugal esvazia disputa contra argentino Lavolpe

Sem Cristiano Ronaldo, Deco e Pauleta, time tenta ser 1º do grupo e ampliar recorde de vitórias seguidas do treinador em Mundiais


MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Era para ser um Portugal x México temperado nas pranchetas por uma rivalidade bastante familiar aos brasileiros, já que o nacional Luiz Felipe Scolari enfrenta hoje o argentino Ricardo Lavolpe.
Mas coube ao brasileiro esvaziar a partida, mesmo após conseguir classificar Portugal à segunda fase da Copa após 40 anos de eliminações.
Para Scolari, mais vale pôr em campo reservas do que expor cinco titulares pendurados a tomar o segundo cartão amarelo. Na próxima fase, os cartões serão zerados.
"Não temos que mudar nossa forma de jogar em nada. As únicas mudanças que vou fazer são de cinco homens que têm cartões amarelos", disse Scolari, que completou aos repórteres, bem ao seu estilo direto. "Nenhum deles vai jogar nem um minuto, nem se o México estiver ganhando de 30 a 0."
Isso significa que o lateral Nuno Valente, o volante Costinha, os meias Deco e Cristiano Ronaldo e o atacante Pauleta não entrarão em campo em Gelsenkirchen, a fim de serem preservados para as oitavas.
Com isso, é o time misto que tentará aumentar o recorde de nove vitórias consecutivas em Copas, pertencente a Scolari.
Do lado do México, o jogo está sendo levado como uma final. "É vital ganhar ou ganhar. Nenhum outro resultado nos serve, embora saibamos que o empate nos favorece. Mas não pensamos em outra coisa senão na vitória", diz o volante Pardo.
Com o empate, o México vai a cinco pontos e fica com o segundo lugar da chave. Se vencer, a equipe passa Portugal e fica com o primeiro lugar. Em jogo, um provável confronto contra a Argentina.
O único risco de uma hecatombe asteca em solo alemão é uma derrota mexicana combinada com uma boa vitória angolana, de forma que os africanos superem os centro-americanos pelo saldo de gols.
Por isso, Ricardo Lavolpe fez questão de mostrar que seu time entra em busca da vitória.
"O time não está relaxado porque Portugal já se classificou. Tampouco está pensando que só iremos buscar um pontinho que nos daria a classificação. O México quer a vitória, quer ser primeiro do grupo e estamos nos mentalizando nesse sentido", disse Lavolpe, que manterá o brasileiro naturalizado Zinha na equipe titular.
Vencendo ou perdendo, Portugal já sabe que sairá do duelo entre Argentina e Holanda seu adversário nas oitavas.
Rivais de respeito, que não chegam a meter medo em Scolari. "Sentimos que podemos enfrentar qualquer equipe de igual para igual."


Com agências internacionais

NA TV - Portugal x México Globo, Sportv, Bandsports, Directv e ESPN Brasil, ao vivo, às 11h


Texto Anterior: José Roberto Torero: Na cabeça do reserva
Próximo Texto: À mesa com o ídolo: Eusébio, craque da Copa-66, participa de refeições da seleção portuguesa e dá conselhos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.