São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lideranças põem Timemania em lista prioritária

Objetivo é aprovar o projeto de lei e encaminhá-lo para sanção presidencial antes de desmobilização pré-eleições

Governo tenta também incluir lei de incentivo fiscal para o esporte no pacote de projetos que devem contar com uma aprovação rápida


EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os destaques da Timemania, loteria cujo objetivo é o saneamento fiscal dos clubes de futebol, foram incluídos via acordo de lideranças da Câmara, em um pacote de projetos de lei a ser votado antes das eleições.
Os destaques precisam ser votadas -não importa se aprovados ou rejeitados- para que o projeto seja encaminhado para a sanção do presidente Lula.
A inclusão da loteria no pacote de projetos de lei prioritários contou com a aprovação até do deputado Rodrigo Maia (PFL-RJ), um dos mais ferrenhos opositores do projeto de lei durante a sua primeira passagem na Câmara dos Deputados.
""Perdi [na ocasião]. Não consegui incluir a emenda do clube-empresa na Timemania, espero que isso seja trabalhado no Estatuto do Esporte. Sou democrático, então agora não farei objeções", justifica Maia, sobre a mudança de posição.
Apesar de confirmar que a intenção é que os projetos selecionados sejam votados antes da desmobilização pré-eleições, o líder do PFL na Câmara passou a bola para o governo.
""O acerto é para que sejam votados em sessões rápidas, de mais ou menos cinco minutos, mas parece que é o governo que está interessado em obstruir as votações [por causa de questões ligadas à Previdência]", diz.
""Não sei se vai dar para votar tudo até o fim do mês", completa o deputado, referindo-se à Timemania e aos projetos que giram em torno do Fundeb, o fundo de desenvolvimento da educação básica, e a lei geral das microempresas.
O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., argumenta que não importa que os destaques sejam aprovados ou não. ""Eles não interferem no princípio da Timemania que é o realinhamento fiscal dos times. Queremos só que sejam votados para o projeto ir para a mesa do presidente", explica Orlando Jr.
Os destaques tratam da extensão do prazo de 180 meses para o pagamento das dívidas para entidades beneficentes e da supressão de artigos que tinham a ver com emenda de autoria do deputado Moreira Franco (PMDB-RJ), que caiu.
O governo tentou ainda incluir o projeto de lei dos incentivos fiscais para o esporte, o que até agora não aconteceu.
Ao participar da inauguração do Memorial do Corinthians, em janeiro, Lula fez apelo em prol da Timemania. O presidente afirmou confiar na sensibilidade dos deputados para a aprovação do projeto de lei.
Segundo projeção da Caixa Econômica Federal, em seu primeiro ano de operação, a nova loteria deverá arrecadar cerca de R$ 500 milhões.


Texto Anterior: Clóvis Rossi: Ar estrangeiro

Próximo Texto: São Paulo: Tribunal suspende Fabão por 2 jogos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.