São Paulo, terça-feira, 21 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Seleção vai regular uso de redes sociais

COPA AMÉRICA
Jogadores serão orientados a evitar polêmicas e bastidores em sites de relacionamento


SÉRGIO RANGEL
DO RIO

A comissão técnica da seleção brasileira vai tentar limitar o uso das redes sociais entre os jogadores durante a disputa da Copa América.
Hoje, integrantes da comissão vão se reunir com os 23 atletas convocados para regulamentar a utilização de Twitter, Orkut e Facebook dentro da concentração.
Embora garanta que os jogadores não serão censurados, o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, disse que os convocados serão orientados a não entrar em polêmicas desnecessárias com os adversários ou expor os bastidores da concentração da equipe.
Hoje à tarde, a delegação embarca para Buenos Aires, onde vai começar a treinar para a competição continental, cuja partida inaugural será no dia 1º de julho. A estreia da seleção é contra a Venezuela, no dia 3, em La Plata.
Entre as redes sociais, o Twitter é a ferramenta mais utilizada pelos jogadores da seleção para se comunicar com seus seguidores.
Neymar, Fred e Thiago Silva são os mais frequentes no microblog, que foi desenhado para abrigar uma rede social construída por meio de mensagens via telefone celular (daí a limitação de 140 caracteres para cada texto).
O Twitter já virou até fonte de receita de patrocínio.
Na última quinta, Paulo Henrique Ganso criou sua conta no microblog. E, assim como Ronaldo no ano passado, tem seu nome na rede social ligado a uma empresa. O endereço no Twitter é o @SamsungPHGanso. Ontem, até o início da noite, não havia comentários postados.
Os atletas santistas ainda não se apresentaram ao técnico Mano Menezes no Rio.
Eles só embarcam para a Argentina depois da disputa da decisão da Libertadores, amanhã, no Pacaembu, contra o uruguaio Peñarol.
Na Copa do Mundo da África do Sul, o Twitter foi liberado dentro da concentração.
Já em 2008, o COI (Comitê Olímpico Internacional) impediu os atletas de manterem fotoblogs durante os Jogos de Pequim. Os competidores também eram proibidos de atualizar sites pessoais com imagens sobre o evento.
A regra valia a partir do momento em que o esportista passava a fazer parte da delegação. Quem violasse a norma estaria sujeito a punições, que incluíam a "retirada da credencial", pena semelhante à de atletas flagrados em exames antidoping.
Na ocasião, não havia uma regulamentação sobre o uso do Twitter, que ainda engatinhava na audiência.
Criado em março de 2006, o Twitter é o microblog com o maior número de usuários na internet. Há outros serviços semelhantes, mas nenhum com tamanha notoriedade.


Texto Anterior: Acusado de suborno sai e é inocentado
Próximo Texto: Computador é usado como passatempo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.