São Paulo, quarta-feira, 21 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

FUTEBOL

Itália atrasa em 15 dias o começo da temporada por desavenças com canais de TV
Por não haver um acerto entre clubes e canais de TV, a primeira rodada do Campeonato Italiano 2002/2003 não vai mais acontecer em 1º de setembro, mas sim no dia 15 do mesmo mês.
Atrasos como esse só tinham sido provocados por Copas do Mundo, Olimpíadas e pela Segunda Guerra Mundial.
O impasse acontece em duas frentes. Por um lado, os clubes não aceitam a proposta da RAI, canal estatal, de reduzir pela metade os 90 milhões que paga para exibir os compactos das partidas de domingo.
Por outro, oito times da primeira divisão (Atalanta, Brescia, Chievo, Piacenza, Perugia, Como, Modena e Empoli) e três de segunda divisão (Verona, Venezia e Vicenza) reclamam que seus jogos não são transmitidos pelas TVs a cabo Stream e Telepiú por serem pequenos.
A esperança é que nessas duas semanas se resolvam essas negociações. "O nosso futebol está em crise", disse Adriano Galliani, presidente da liga que organiza o torneio da península.
O governo italiano, cujo mandatário, Silvio Berlusconi, é dono do Milan, se colocou à disposição também para resolver o problema. "Temos de evitar uma polêmica na qual todos saiam perdendo: os clubes, as TVs, os torcedores, as loterias esportivas, o que afetaria o erário público", afirmou o ministro de Cultura (pasta que cuida do esporte), Giuliano Urbani.
A liga ainda não decidiu como vai repor as duas rodadas canceladas, o que é difícil em um calendário tão programado, com torneios europeus, copas e partidas da seleção. (DA REDAÇÃO)



Texto Anterior: Judô: Confirmado doping de promessa de tatame
Próximo Texto: Futebol: Seleção alemã volta a campo após ser vice
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.