São Paulo, domingo, 21 de agosto de 2011

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UFC Rio derruba apoio a competições nacionais

VALE-TUDO Liga, que prevê expansão, pede exclusividade de patrocínio

EDUARDO OHATA
DO PAINEL FC

Principal torneio de vale-tudo ou MMA (artes marciais mistas), o UFC (Ultimate Fighting Championship), que no sábado faz sua primeira edição no Rio, já causa temor de monopólio em promotores de competições locais.
A Folha apurou que o UFC exige exclusividade para fechar com empresas interessadas em patrocinar seus eventos ou mesmo em terem as marcas expostas nos uniformes dos lutadores.
Ou seja, quem tiver a marca associada ao UFC não poderá apoiar outros campeonatos de vale-tudo no país.
Além disso, UFC e Globosat, que detém direitos de transmissão na TV a cabo e no pay-per-view, discutem a realização de até mais 12 torneios pelo Brasil. A maioria deles de campeonatos "menores", chamados nos EUA de "UFC Fight Night".
Nas discussões, houve indicação de que eventos nacionais menores perderão espaço com essa nova atração.
O presidente do UFC, o norte-americano Dana White, confirmou nesta semana, em teleconferência com a mídia nacional, que trabalha para levar o UFC a todas as cidades do Brasil. "Queremos chegar até o México", disse.
Em público, promotores de torneios nacionais dizem que o UFC não os prejudica. Comparam-no à Copa, ao argumentar que o Mundial-2014 não prejudicará o Brasileiro.
Mas a reportagem da Folha flagrou um deles, em evento que reuniu profissionais da área do vale-tudo, reclamando que nem adiantava ir falar com representante de empresa parceira do UFC, pois não conseguiria nada por conta da exclusividade.
O promotor, ao ser abordado pela reportagem, sob a condição de anonimidade e demonstrando nervosismo, reclamou da cláusula. Outros organizadores, que perderam parceiros para o UFC nos últimos dias, foram forçados a buscar outros apoiadores.
Em certos casos, esse dinheiro é a única renda dos promotores, já que a Globosat não paga para transmitir alguns eventos. Sua contrapartida é justamente a veiculação do torneio e das marcas dos patrocinadores na TV.
Para reforçar o temor de eventual monopólio, promotores citam a política expansionista do UFC, que comprou suas principais ligas rivais, o Pride e o Strikeforce.
Com a exceção de Rodrigo "Minotauro" Nogueira, os destaques nacionais do vale-tudo iniciaram a carreira em torneios no Brasil. José
Aldo, campeão pena do UFC, e Anderson Silva, principal astro da firma, debutaram no país.
Procurado pela reportagem, o UFC, por meio de sua assessoria de imprensa, não se pronunciou sobre o tema.


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