|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FUTEBOL
Apesar das fracas campanhas, os eliminados São Paulo e Corinthians atraíram mais telespectadores em SP
Brasileiro barra líderes de audiência
PAULO COBOS
free-lance para a Folha
e ARNALDO RIBEIRO
da Reportagem Local
A pesquisa de audiência do Ibope na Grande São Paulo mostra
que não há relação entre um bom
público no sofá e o bom futebol.
Na primeira fase do Brasileiro,
São Paulo e Corinthians fizeram
na tela de TV o que não conseguiram em campo: superaram Palmeiras, Santos e Lusa.
Eliminados da fase final do Brasileiro, São Paulo (13º colocado) e
Corinthians (18º) foram os clubes
que mais atraíram telespectadores
para as transmissões das televisões
abertas em São Paulo até o dia 11
de outubro.
O São Paulo foi o líder em audiência na Globo, com uma média
de 28,1 pontos no Ibope (cada
ponto corresponde a 80 mil telespectadores só na Grande São Paulo).
O Corinthians, time de maior
torcida na região segundo pesquisa do Datafolha, teve média de 26.
Esses dois pontos de diferença
representam 160 mil pessoas, o
equivalente a 90% do público total
que os times, juntos, tiveram em
estádios nos jogos em casa.
Em relação aos rivais Palmeiras e
Santos, a diferença é ainda maior.
O primeiro tem uma média de audiência de 25 pontos, e o Santos,
de 22,5, ainda na Globo.
"Assistir jogo pela TV faz parte
da cultura do torcedor do São Paulo, que é mais acomodado", disse
o diretor de marketing do São Paulo, Jayme Franco.
Recente pesquisa do Datafolha
diz que 34% dos são-paulinos entendem que as TVs transmitem
menos jogos do que deveriam. É o
índice mais alto entre os torcedores paulistas.
Na Bandeirantes, com índices de
audiência mais modestos, a liderança é dividida por Corinthians,
Palmeiras e São Paulo, todos com
uma média de 4,4 pontos, contra
3,7 do Santos.
A Lusa, atual vice-campeã brasileira e semifinalista do campeonato deste ano, não teve nenhum jogo exibido pelas duas redes para
São Paulo na primeira fase.
"Apesar das ausências de São
Paulo e Corinthians na fase final,
acho que as audiências tendem a
crescer a partir de agora. Na fase
decisiva do campeonato, o torcedor vai querer saber como está o
Palmeiras, o Santos e a Lusa", afirma Juca Silveira, diretor de esportes da Bandeirantes.
O departamento de divulgação
da Globo não quis comentar os
números.
Índices iguais
A transmissão dos jogos do Brasileiro até agora não alterou substancialmente os índices de audiência das emissoras.
A Globo, por exemplo, conseguiu 30 pontos de audiência com o
seriado "A Justiceira" na quarta-feira anterior ao início das
transmissões dos jogos.
O futebol na Bandeirantes se saiu
um pouco melhor.
Os programas "Estrada Brasil" e
"Cinema 5 Estrelas", exibidos no
sábado anterior ao início do campeonato, tiveram médias de três
pontos no Ibope, menos que sua
média obtida com os jogos.
Lucro
As televisões estão pagando R$
50 milhões por ano para transmitir
o Campeonato Brasileiro. O valor
anterior era de R$ 12 milhões.
Elas ainda desembolsarão R$ 1
milhão para o clube campeão, e R$
300 mil para o vice. Além disso, cada um dos oito clubes semifinalista ganha R$ 600 mil de cota fixa.
Nem por isso, as TVs deixam de
lucrar com o futebol. A Globo, por
exemplo, vendeu cada cota de patrocínio de seus eventos esportivos por R$ 24,8 milhões.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|