São Paulo, sexta, 21 de novembro de 1997.



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FUTEBOL
Apesar das fracas campanhas, os eliminados São Paulo e Corinthians atraíram mais telespectadores em SP
Brasileiro barra líderes de audiência

PAULO COBOS
free-lance para a Folha

e ARNALDO RIBEIRO
da Reportagem Local

A pesquisa de audiência do Ibope na Grande São Paulo mostra que não há relação entre um bom público no sofá e o bom futebol.
Na primeira fase do Brasileiro, São Paulo e Corinthians fizeram na tela de TV o que não conseguiram em campo: superaram Palmeiras, Santos e Lusa.
Eliminados da fase final do Brasileiro, São Paulo (13º colocado) e Corinthians (18º) foram os clubes que mais atraíram telespectadores para as transmissões das televisões abertas em São Paulo até o dia 11 de outubro.
O São Paulo foi o líder em audiência na Globo, com uma média de 28,1 pontos no Ibope (cada ponto corresponde a 80 mil telespectadores só na Grande São Paulo).
O Corinthians, time de maior torcida na região segundo pesquisa do Datafolha, teve média de 26.
Esses dois pontos de diferença representam 160 mil pessoas, o equivalente a 90% do público total que os times, juntos, tiveram em estádios nos jogos em casa.
Em relação aos rivais Palmeiras e Santos, a diferença é ainda maior. O primeiro tem uma média de audiência de 25 pontos, e o Santos, de 22,5, ainda na Globo.
"Assistir jogo pela TV faz parte da cultura do torcedor do São Paulo, que é mais acomodado", disse o diretor de marketing do São Paulo, Jayme Franco.
Recente pesquisa do Datafolha diz que 34% dos são-paulinos entendem que as TVs transmitem menos jogos do que deveriam. É o índice mais alto entre os torcedores paulistas.
Na Bandeirantes, com índices de audiência mais modestos, a liderança é dividida por Corinthians, Palmeiras e São Paulo, todos com uma média de 4,4 pontos, contra 3,7 do Santos.
A Lusa, atual vice-campeã brasileira e semifinalista do campeonato deste ano, não teve nenhum jogo exibido pelas duas redes para São Paulo na primeira fase.
"Apesar das ausências de São Paulo e Corinthians na fase final, acho que as audiências tendem a crescer a partir de agora. Na fase decisiva do campeonato, o torcedor vai querer saber como está o Palmeiras, o Santos e a Lusa", afirma Juca Silveira, diretor de esportes da Bandeirantes.
O departamento de divulgação da Globo não quis comentar os números.
Índices iguais
A transmissão dos jogos do Brasileiro até agora não alterou substancialmente os índices de audiência das emissoras.
A Globo, por exemplo, conseguiu 30 pontos de audiência com o seriado "A Justiceira" na quarta-feira anterior ao início das transmissões dos jogos.
O futebol na Bandeirantes se saiu um pouco melhor.
Os programas "Estrada Brasil" e "Cinema 5 Estrelas", exibidos no sábado anterior ao início do campeonato, tiveram médias de três pontos no Ibope, menos que sua média obtida com os jogos.
Lucro
As televisões estão pagando R$ 50 milhões por ano para transmitir o Campeonato Brasileiro. O valor anterior era de R$ 12 milhões.
Elas ainda desembolsarão R$ 1 milhão para o clube campeão, e R$ 300 mil para o vice. Além disso, cada um dos oito clubes semifinalista ganha R$ 600 mil de cota fixa.
Nem por isso, as TVs deixam de lucrar com o futebol. A Globo, por exemplo, vendeu cada cota de patrocínio de seus eventos esportivos por R$ 24,8 milhões.



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