São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil é único candidato para 2014, diz Conmebol

Projeto do país tem apoio de oito das outras nove federações filiadas à entidade

Colômbia está na disputa para organizar Mundial na América do Sul, que já decidiu que irá dar apoio à candidatura brasileira

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A ASSUNÇÃO

Para a Conmebol, só existe uma candidatura para a Copa de 2014, que será realizada na América do Sul pelo rodízio de continentes na organização do torneio determinado pela Fifa.
"A Conmebol ratificou hoje [ontem] que o Brasil é o candidato a sede da Copa-2014. Foram oito votos das federações filiadas à Conmebol. Só o Brasil, para não votar em si mesmo, e a Colômbia não votaram na reunião do Comitê Executivo", afirmou à Folha Nestor Benítez, porta-voz da Conmebol, ontem, antes do sorteio dos grupos para a Libertadores-2007.
A Colômbia já oficializou à Fifa sua intenção de competir com o Brasil pelo Mundial, mas a entidade que rege o futebol no continente já havia fechado em torno da candidatura brasileira desde 2005. Assim, oficialmente, o continente só tem uma candidatura a sede.
Caso o Brasil cumpra os requisitos básicos da Fifa, deverá ser proclamado palco da Copa até antes de novembro, quando está programado o anúncio do país anfitrião. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, no entanto, promete ser rigoroso com o Brasil, deixando uma nação da Concacaf como possível suplente no caso de o Brasil não seguir o caderno de encargos.
O Brasil, que não recebe a Copa desde 1950, também já oficializou na Fifa, por meio do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, sua intenção de receber a competição. Contando com apoio do governo federal, o país deverá receber ainda no primeiro semestre de 2007 inspetores da Fifa para analisar na prática o projeto brasileiro.
A Colômbia foi apontada originalmente como sede da Copa de 1986, mas o país desistiu e abriu a chance para o México promover seu segundo Mundial. Os colombianos, cuja candidatura para 2014 não era vista de forma muito séria por parte dos principais dirigentes brasileiros, ficam assim ainda na espera de ter o torneio.
A América do Sul não recebe a Copa desde 1978, quando a Argentina foi anfitriã e venceu. Na reunião de ontem da Conmebol em Luque (Grande Assunção), foi ratificado também o calendário do futebol no continente para os próximos anos. As eliminatórias para a Copa de 2010 serão no sistema todos contra todos, como já vem acontecendo nas últimas edições, com rodadas duplas para favorecer a vinda de jogadores que atuam na Europa para a disputa na América.
As eliminatórias começarão em setembro. Os quatro primeiros vão direto para a Copa. O quinto jogará uma repescagem com um país da Concacaf.


O jornalista RODRIGO BUENO viajou a convite da Toyota

Texto Anterior: Palmeiras: Renegados podem jogar no Coritiba
Próximo Texto: São Paulo e Inter gostam de sorteio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.