São Paulo, domingo, 21 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pelo topo, Manchester inicia maratona

Clube inglês, que terá série de duelos importantes em seu país, decide Mundial de Clubes contra a LDU, hoje, no Japão

Em um mês, equipe de Alex Ferguson, que tenta levar o bicampeonato, entrará em campo nove vezes por quatro torneios diferentes

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Antes de desbravar sua própria pátria, o Manchester United tenta abraçar o mundo. Contra a LDU, em Yokohama, os ingleses começam hoje uma maratona de decisões.
Em um mês, os comandados do treinador Alex Ferguson disputarão nove partidas por quatro competições diferentes, contando a final no Japão.
Após voltar para casa, os comandados de Alex Ferguson terão dois duelos seguidos pelo Inglês. Encaram o Stoke City, na próxima sexta-feira, dia 26, e o Middlesbrough, na segunda.
Menos de uma semana depois virá o primeiro compromisso de 2009, no dia 4, diante do Southampton, pela terceira fase da Copa da Inglaterra. Quem perder está fora.
No dia 7, a equipe muda de competição e abre as semifinais da Copa da Liga Inglesa diante do Derby County, adversário que fechará a seqüência de tiro curto do atual campeão nacional e europeu no dia 20.
Em meio a essa semifinal, o Manchester retoma sua atenção ao campeonato nacional com uma trinca de duelos que inclui o clássico contra o Chelsea, no dia 11, mais os confrontos ante Wigan e Bolton, nos dias 14 e 17, respectivamente.
Antes de estrear no Mundial, Ferguson recebeu críticas da imprensa britânica justamente por ter levado seus melhores nomes à Ásia sabendo o que o espera no retorno à Europa.
O time de Cristiano Ronaldo e companhia voltará a disputar o Inglês com dois jogos a menos que os rivais, estando, até o início da 18ª rodada, seis pontos atrás do líder, o Liverpool.
Os europeus, de uma maneira geral, ainda se mostram reticentes com o interclubes tão desejado por sul-americanos. No passado, Liverpool e Nottingham Forest chegaram a abrir mão do jogo no Japão.
Ferguson, além de rebater os comentários contrários ao Mundial, tem destacado o fato de o Manchester ser o único britânico que já ergueu o troféu do torneio, em 1999, quando ele ainda era restrito ao duelo entre o campeão da Europa e o melhor da América do Sul.
"As críticas são infelizes. É importante o fato de podermos ganhar algo em dezembro, e isso será um grande incentivo à nossa moral no meio da temporada", disse o treinador.
Até a escrita ser quebrada no 1 a 0 perante o Palmeiras, porém, os clubes da Grã-Bretanha sofreram. A maldição começou em 1967, quando o Celtic, da Escócia, foi batido pelos argentinos do Racing. No ano seguinte, o próprio Manchester caiu diante do Estudiantes.
O Nottingham Forest perdeu para o Nacional, do Uruguai, em 1980, seguido por Liverpool, que acabou superado pelo Flamengo, em 1981, e por Aston Villa, derrotado pelos uruguaios do Peñarol, em 1982.
Em 1984, o Liverpool perderia outra final, desta vez para o Independiente. Repetiu a dose em 2005, quando não passou pelo São Paulo. Ao todo, os sul-americanos contam com 25 taças. Os europeus têm 22.


NA TV - Manchester United x LDU
ESPN Brasil e Sportv, ao vivo, a partir das 8h30



Texto Anterior: Tostão: Realistas e ilusionistas
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.