São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

início 100%

Força dos grandes em SP é a maior em 45 anos

Quarteto mais vitorioso no Estado tem melhor início no Paulista desde 1962

Corinthians, Palmeiras e Santos ganham de novo e estão, após duas rodadas, na zona de classificação; São Paulo, colado, figura em 5º


RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Após duas rodadas do Paulista, os quatro times grandes do Estado, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, têm desempenho que, se não é convincente, demonstra domínio histórico. Ao vencerem seus primeiros jogos, eles, juntos, exibem campanha que foi registrada pela última vez em 1962.
Agora, os clubes mais vitoriosos do Estado somam seis pontos cada um na competição, juntamente com o Noroeste. No momento, Corinthians, Santos, Palmeiras e o time do interior estão na zona de classificação às semifinais do Estadual -o São Paulo é o quinto.
O domingo demonstrou que os grandes têm tido estrela.
Apesar de erros de sua defesa e de seu técnico, o Corinthians conseguiu passar pelo São Bento, por 4 a 2, em Sorocaba, com dois gols de Jaílson. E assumiu a liderança do campeonato, pelos critérios de desempate.
Com dificuldades para superar a retranca adversária, o São Paulo bateu o Ituano, por 1 a 0, em belo gol de Júnior, no Morumbi. O Palmeiras também venceu apertado o Rio Branco, por 2 a 1, em Americana, gols de Valdivia e Osmar. No sábado, o Santos foi melhor: fez 3 a 0 no São Caetano, na Vila Belmiro.
Assim, os grandes têm oito vitórias em oito jogos. Levantamento da Folha mostra que eles não igualavam esse aproveitamento desde 62, quando o Santos de Pelé ergueu a taça.
Naquele torneio, o quarteto só perdeu o primeiro ponto no terceiro jogo do São Paulo, que empatou com a Portuguesa. Assim, havia 45 anos que todos os grandes não venciam os dois primeiros jogos no Estadual.
Em relação ao ano passado, é nítido o crescimento do quarteto, que, então, só somou 14 pontos -são 24 agora. Ou seja, foi registrado um aumento de 71% no rendimento das equipes de maior torcida em SP.
O número de gols marcados por Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo é outro reflexo do bom momento deles no Estadual. Houve aumento na média de tentos feitos pelos quatro: subiu de 1,87 para 2,75.
O time do Parque São Jorge tem média de 3,5 gols, um a mais do que em 2006. É seguido pela equipe do Parque Antarctica, com três, e pelo time santista, com 2,5. Os são-paulinos têm média de dois gols.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Leão mexe mal, mas Corinthians ganha e vira líder
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.