São Paulo, terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Protestos cancelam GP do Bahrein

F-1
Sem a prova no Oriente Médio, Mundial começará em 27 de março


DE SÃO PAULO

A organização do GP do Bahrein anunciou ontem o cancelamento da prova, marcada para o dia 13 de março. Com a decisão, a temporada da F-1 neste ano terá 19 etapas e começará no dia 27 de março, no GP da Austrália.
O Bahrein, que recebe a F-1 desde 2004, vive instabilidade política desde a semana passada. Os protestos contra o governo do rei Hamad bin Isa Al Khalifa, no poder desde 1999, já deixaram ao menos oito mortos no país.
A organização do GP do Bahrein divulgou um comunicado em que o príncipe herdeiro, Salman bin Hamad Al Khalifa, diz que "é importante para o país se centrar nos problemas imediatos de interesse nacional e deixar a celebração da F-1 no Bahrein para uma data posterior".
Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da F-1, lamentou o cancelamento da prova. "É triste que o povo do Bahrein tenha sido obrigado a suspender a corrida. Desejamos que toda a nação sane suas feridas o quanto antes", disse o dirigente.
Ecclestone não disse se há chance de o GP do Bahrein ser agendado em outra data.
Há especulações de que a prova no Oriente Médio ocorra após o GP de Abu Dhabi, em 13 de novembro. Caso a mudança se confirme, a corrida de Interlagos, marcada para 27 de novembro, será adiada para dezembro.
O cancelamento da primeira prova do ano também é um golpe financeiro para a economia do Bahrein, que tem 738 mil habitantes.
A corrida é o único evento esportivo da temporada que atrai atenção mundial para o país do Oriente Médio.
O GP também é responsável por parte importante do PIB do Bahrein. Companhias como a instituição financeira Bahrain Mumtalakat, que deve comprar 50% das ações da McLaren até o fim do ano, têm interesses comerciais na corrida de F-1 no país.

Com as agências de notícias


Texto Anterior: Para empresários, apoio é mais difícil de se obter para mulheres
Próximo Texto: Barcelona será o palco dos últimos testes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.