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Pedal extra pode ser eletrônico
da Reportagem Local
Caso a Ferrari cumpra a promessa de protestar contra o sistema de
freio da McLaren, em Interlagos,
mais uma vez estará em discussão
o auxílio eletrônico na pilotagem.
Proibida desde 1993, a eletrônica
embarcada só pode ser utilizada
na F-1 para otimizar as ações do
piloto, nunca para as substituir.
Os câmbios atuais, por exemplo,
têm gerenciamento eletrônico.
Mas quem seleciona a marcha é o
piloto -são semi-automáticos.
Especialistas ouvidos pela Folha
acreditam que o freio da McLaren
deve ser semi-automático, ou seja,
de execução eletrônica. Fosse puramente mecânico, obrigaria o piloto a acertar, com extrema precisão, o instante de acioná-lo, assim
como a carga devida.
Pela descrição feita por Jacques
Villeneuve na última semana, esse
parece ser o caso da Williams.
Segundo o campeão mundial, o
sistema de seu time é de difícil
acionamento e pouco eficiente.
Tendo o freio da McLaren um
gerenciamento eletrônico, surge
então a discussão da legalidade.
Se o terceiro pedal funcionar
apenas como um botão, ligando
um sistema inteligente, é ilegal.
Se, mesmo eletrônico, o pedal
exigir do piloto sincronia e graduação, é legal.
Nesse caso, porém, restaria ainda uma segunda discussão, que se
refere aos efeitos do freio.
Dependendo de como ele atua,
poderia ser enquadrado como um
controle de tração ou mesmo um
regulador de bordo do diferencial,
dois recursos proibidos.
(JHM)
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