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AUTOMOBILISMO
Missão de ex-piloto é fazer Sato errar menos
Dirigente na F-1, Gil se transforma em guru do piloto japonês da BAR
FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A IMOLA
Bicampeão da antiga Indy, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Gil de Ferran, 37, estréia hoje na F-1, do outro lado do balcão,
com uma missão especial.
Novo diretor esportivo da BAR,
o brasileiro recebeu uma recomendação expressa de Nick Fry,
presidente da equipe, e da Honda,
dona de 45% do time: entre outras
funções, vai ser uma espécie de
treinador de Takuma Sato.
O trabalho começa hoje, com os
primeiros treinos livres para o GP
de San Marino, quarta etapa do
Mundial, em Imola, na Itália.
"Takuma está animado com a
oportunidade de ser treinado por
alguém como o Gil. Ele não conta
com muita experiência de corrida. Mas recebendo orientações de
alguém que já esteve lá, vai evoluir
como piloto", declarou Fry.
Na avaliação da BAR e da Honda, Sato comete muitos erros, e isso vale pontos no Mundial de
Construtores. Pior, custa dinheiro: cada ponto proporciona US$ 1
milhão em economia para os times no ano seguinte em ajudas de
custo da FOM (holding que controla comercialmente a F-1) no
transporte de equipamentos.
Embora já tenha se consagrado
como o melhor japonês da categoria, com 39 pontos na carreira
contra 16 de Satoru Nakajima, Sato ainda sofre para acompanhar o
ritmo de seu companheiro na
BAR. No ano passado, foi oitavo
colocado no Mundial, com 34
pontos, enquanto Jenson Button
ficou em terceiro lugar, atrás apenas da dupla da Ferrari, com 85.
Em comum, Gil e Sato contam
com o apoio da Honda. O brasileiro levou seus títulos nos EUA,
em 2000 e 2001, empurrado pelo
motor japonês. Foi o bastante para que se tornasse cultuado pela
montadora, que endossou sua
contratação pela BAR.
Já Sato é cria da Honda. Apesar
de ter começado tarde no kart,
com 20 anos, impressionou a empresa e foi "adotado" por toda a
trajetória até a F-1. "Conversei
bastante com o Takuma em Paul
Ricard, durante os testes", afirmou Gil, em Imola.
"Eu não conhecia os pilotos pessoalmente, mas nestes primeiros
dias senti um clima muito bom."
Nas últimas semanas, a BAR
disse ter resolvido o problema aerodinâmico que a prejudicou nos
primeiros GPs. Sensação em 2004,
o time ainda não conseguiu marcar pontos nesta temporada.
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