São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Rumo a Pequim

Zé Roberto foi coerente ao manter Fernanda fora; uma vaga deve ser decidida entre Valeskinha, Sassá e Joycinha

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

O TÉCNICO José Roberto Guimarães foi coerente: seguiu seus critérios e não convocou Fernanda Venturini, que está sem jogar há quase um ano.
O técnico também foi corajoso: não cedeu à pressão de dirigentes para a convocação da levantadora e preferiu manter o grupo unido.
Os critérios basicamente eram três: a jogadora precisava ser titular no seu time, ter participado do ciclo olímpico e aceitado as convocações. Fernanda não preenchia nenhum dos itens. Mais: a presença da levantadora, que voltaria só para disputar a Olimpíada, racharia o grupo.
Fernanda tem histórico respeitável, tecnicamente é indiscutível, mas também não é insubstituível, como ninguém nessa vida. Em Atenas-2004, com ela em plena forma e em quadra, o Brasil levou a virada quando vencia a Rússia por 24 a 19 e perdeu a chance de ir a uma final. Zé Roberto terá como titular absoluta Fofão, que está jogando um bolão.
Na reserva, optou por Carol, uma canhota ousada, mas que tem como principal defeito a irregularidade.
A novidade é a volta de Mari. Ela foi cortada por questões disciplinares depois do Pan-2007 e ficou fora da seleção no resto da temporada.
No mês passado, o técnico teve conversa com a atacante na Itália e se acertaram. Mari é ponteira, mas também é uma opção como oposto.
As outras ponteiras são Paula Pequeno, Jaqueline, Sassá e Valeskinha. Mesmo baixa, Valeskinha é eficiente no bloqueio e no passe. Natália fez Superliga irregular como ponteira e ficou fora da lista. Seria opção para a próxima temporada como oposto, sem se preocupar com o passe. Natália poderia ser a nossa Taismaris Aguero, a oposto da Itália.
Ou seja, jogadora com ataque muito forte e que decide. Sheilla, oposto titular, não tem tanta força.
Joycinha foi convocada para a reserva. Uma das vagas da seleção será decidida entre Valeskinha, Sassá e Joycinha.
O outro corte na lista das 14 convocadas será de uma das centrais: Walewska, Fabiana, Thaísa e Carol Gattaz. A candidata mais forte ao corte é Carol Gattaz. A líbero é Fabi, que deu show de bola na Superliga.

ITALIANO 1
O Pesaro, das atacantes Mari e Sheilla, convocadas para a seleção brasileira, vai disputar a final do Campeonato Italiano. O adversário será o Perugia, da cubana Mirka Francia. A primeira partida da série melhor de cinco acontecerá na quinta-feira.

ITALIANO 2
O Cuneo, dos atacantes brasileiros Manius e Renato Felizardo, precisa de mais uma vitória amanhã, na semifinal contra o Piacenza, do líbero Escadinha, para garantir vaga na final. No primeiro duelo da série de melhor de três, o Cuneo venceu por 3 a 2. A outra semifinal reúne Roma e Trentino.


cidasan@uol.com.br

Texto Anterior: Automobilismo: Schumacher põe filho para correr na Espanha
Próximo Texto: José Roberto Torero: Entrevistando o cara da pimenta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.