São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIDA SANTOS

A lista das convocadas já revela os planos Zé Roberto, que podem mudar caso Paula Pequena jogue o Mundial

Uma lista reveladora

A RELAÇÃO DAS 14 convocadas para o Torneio de Montreux, o primeiro da seleção brasileira deste ano, revela os planos do técnico José Roberto Guimarães. São três levantadoras, duas opostas, três ponteiras, quatro centrais e duas líberos. Na lista de 12, as cortadas serão uma levantadora (Dani Lins) e uma líbero (Fabi ou Arlene).
A idéia é manter as quatro centrais com Valeskinha no papel duplo de ponteira e meio-de-rede.
Vale lembrar que tradicionalmente os times têm três centrais e quatro ponteiras. O plano do treinador muda somente se a ponteira Paula Pequeno, que terá nenê no final do mês, voltar para o Campeonato Mundial, em outubro.
Paula terá quatro meses para recuperar a boa forma. O técnico Zé Roberto acredita que Paula consiga.
Nesse caso, ele terá que cortar uma jogadora do grupo: ou uma central (Walewska, Fabiana, Carol Gattaz e Valeskinha) ou uma ponteira (Sassá, Jaqueline e Mari). Nos treinamentos, Valeskinha já está atuando como ponteira e seu desempenho tem animado o treinador. Ele afirma que ela tem bom passe, bloqueia com eficiência na entrada de rede e está batendo bem as bolas rápidas na ponta. A dificuldade é na bola alta e no ataque de fundo de quadra.
O grande teste de Valeskinha será a Copa Pan-Americana, o segundo campeonato da seleção neste ano, que começa no dia 29 de junho em Porto Rico. São 12 seleções da América. As três melhores da América Central e do Norte e a melhor da América do Sul garantem vaga no Grand Prix de 2007.
Para o Brasil vai ser fácil já que os rivais da América do Sul são frágeis: Argentina, Venezuela e Peru. Não por acaso, só foram convocadas sete jogadoras da equipe principal: Dani Lins, Valeskinha, Renatinha, Mari, Fabiana, Arlene e Carol Gattaz. Irão ganhar folga: Fofão, Carol, Sheila, Walewska e Fabi.
Para substituir essas cinco jogadoras, já foram chamadas a levantadora Marcelle e integrantes da novíssima geração: Fernanda Garay, Natália, Joycinha e Thaísa. Será nesse cenário e com esse elenco que Valeskinha vai ser escalada para jogar como ponteira titular. Valeskinha também perdeu o posto de capitã da seleção nesta temporada. Com o retorno de Fofão ao time, a levantadora foi indicada pelo técnico para ser comandante do time. Uma escolha justa. Aos 36 anos, Fofão volta como titular absoluta e como principal reforço para o Campeonato Mundial.
A levantadora Carol Albuquerque, titular em 2005, será uma bela opção no banco. O certo é que, com Fofão, a seleção ganha regularidade e qualidade no levantamento. Se Paula Pequeno também voltar, dará par lutar pelo ouro no Mundial.

ITALIANO
Foi um domingão de festa para o brasileiro Rodrigão. O seu time, o Macerata, conquistou o primeiro título de campeão italiano.
Na quinta e última partida das finais, a equipe do meio-de-rede brasileiro acabou derrotando o Sisley Treviso, do central Gustavo, por um surpreendente 3 sets a 0 (parciais de 25/21, 26/24 e 25/22). O Sisley Treviso tentava a conquista do quarto título consecutivo do Campeonato Nacional.
O Macerata, que nunca havia chegado a uma final de Campeonato Italiano, realizou a melhor campanha na fase de classificação.
Os destaques do time campeão são o oposto sérvio Ivan Miljkovic e o cubano Angel Dennis. O treinador do Macerada é Ferdinando De Giorgi, ex-levantador da seleção italiana.

@ - cidasan uol.com.br


Texto Anterior: MotoGP: Rivais falham, e Melandri ganha
Próximo Texto: Copa 2006: Picanha é ameaça ao cardápio do Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.