São Paulo, sexta, 22 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Jogadores e o técnico Mario Zagallo poderão receber pela Internet mensagens de apoio ou críticas da torcida
Seleção terá 'linha direta' com a torcida

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
MÁRIO MAGALHÃES
enviados a Ozoir-la-Ferrière

Pela primeira vez na história, torcedores da seleção brasileira -e de outras equipes- terão um canal direto, em tempo real, para incentivar, dar os parabéns ou reclamar dos atletas e do técnico Mario Zagallo.
Nos próximos dias, será anunciado um e-mail (endereço eletrônico na Internet) por intermédio do qual internautas poderão se comunicar com a seleção.
Isso significa que, depois de um jogo, ao chegar ao Château de Grande Romaine, hotel onde a delegação se hospedará a partir de hoje na cidade de Lésigny, na periferia de Paris, o time já poderá ter recebido milhares de mensagens.
Ainda não está totalmente definido como funcionará o sistema de triagem das mensagens para os atletas, mas eles terão acesso a 25 computadores numa sala de comunicação montada no hotel.
Muitos jogadores, em especial os que vivem no exterior, já têm o hábito de navegar e trocar mensagens pela Internet, como Ronaldinho, que vive em Milão (Itália).
Até ontem, havia indecisão sobre a existência de e-mails individuais. Mesmo se os endereços não forem providenciados, atletas que já têm os seus continuarão normalmente a utilizá-los.
Há alguns que mantêm páginas pessoais na Internet, com informações sobre suas carreiras.
A home-page de Ronaldinho pode ser encontrada no endereço www.ronaldo.com.br. A de Romário, em fase de instalação, é www.romario.com.br.
O palanque eletrônico para a torcida marca também a mudança de comportamento dos dirigentes.
Em outras Copas do Mundo, os cartolas tentavam evitar até a entrada de jornalistas brasileiros na concentração, temendo que a pressão e as críticas no Brasil pudessem desconcentrar os atletas.
Na Copa dos EUA, em 94, havia um serviço dos Correios, que recebia no Brasil e entregava na concentração cartas para o time.
O maior especialista em Internet entre os principais jogadores brasileiros, Mauro Silva, não foi convocado para a Copa. Formado num curso universitário de computação, Mauro lê todos os dias, em La Coruña (Espanha), os jornais brasileiros presentes na rede mundial de computadores.
A instalação da Internet no Château de Grande Romaine está sendo feita por técnicos da France Telecom, a companhia francesa de telecomunicações.
Ajustes nas antenas parabólicas do château permitirão que atletas e comissão técnica assistam ao vivo a emissoras de TV brasileiras.
Em contraste com o passado, a preocupação é não isolar os jogadores, assegurando-lhes contato com o que se passa no Brasil.
As limitações serão físicas, com empresários e parentes, por exemplo, proibidos de entrar no château -haverá uma tenda no jardim do hotel para esses encontros.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.