São Paulo, terça-feira, 22 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1 2 3 4 5 6 7

Com brasileiros em segundo plano, seleção lusa humilha a Coreia do Norte e está quase nas oitavas pelo saldo de gols

Mohamed Messara/Efe
Cristiano Ronaldo

Portugal 7
Raul Meireles, aos 29min do 1º tempo, Simão, aos 8min, Hugo Almeida, aos 11min, Tiago, aos 15min e aos 44min, Liedson, aos 36min, e Cristiano Ronaldo, aos 42min do 2º tempo
Coreia do Norte 0

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL À CIDADE DO CABO

Com o português de Portugal, a seleção lusitana goleou ontem a Coreia do Norte por 7 a 0 no estádio Green Point e garantirá vaga nas oitavas de final da Copa se empatar com a seleção que fala português do Brasil na sexta. Se vencer, será a primeira do Grupo G.
Sem o meia Deco, contundido e protestando contra o técnico Carlos Queiroz, e com o zagueiro Pepe e o atacante Liedson no banco, 11 atletas nascidos em Portugal iniciaram o jogo. E começaram bem, com Ricardo Carvalho perdendo duas chances, um chute obstruído na área e uma cabeçada na trave.
O ex-corintiano Liedson não foi o único a perder vaga no time titular português -foi substituído por Hugo Almeida. Uma verdadeira revolução foi promovida na equipe por Queiroz. Miguel tomou a lateral direita de Paulo Ferreira, Tiago ocupou a vaga de Deco, e Simão entrou no posto de Danny.
O jogo esteve relativamente equilibrado no primeiro tempo (53% de posse de bola para Portugal e 11 a 7 em finalizações para os europeus).
Os norte-coreanos foram mal na pontaria, acertando só uma bola no gol nesse período -Jong Tae-se, o "Rooney asiático", desperdiçou duas boas chances.
O gol solitário do primeiro tempo veio aos 29min, quando Tiago deu lindo passe para Raul Meireles marcar. O segundo tempo premiaria a revolução promovida por Queiroz, que vibrou muito no banco mais seis vezes.

JOGO DE UM TIME SÓ
Num intervalo de sete minutos, foi construída uma goleada. Simão, após receber passe de Raul Meireles, anotou o segundo aos 8min. Hugo Almeida fez o terceiro de cabeça após cruzamento de Coentrão aos 11min, e Tiago, o quarto aos 15min após toque de Cristiano Ronaldo.
Sabendo da importância do saldo de gols para ficar em boa vantagem sobre a Costa do Marfim, Portugal manteve o ritmo. Liedson ganhou a chance para fazer gol e um coraçãozinho com as mãos.
Quando Ri Kwang-chon falhou feio, a bola sobrou livre para o brasileiro fuzilar quase da pequena área. Era o 5 a 0, já a maior goleada da Copa-2010 e a maior de Portugal em Mundiais -fizera 4 a 0 na Polônia em 2002.
Cristiano Ronaldo marcou seu merecido gol após brigar com a defesa adversária, dividir com o goleiro Ri Myong-guk e chutar com o arco vazio, depois de a bola bater caprichosamente na sua nuca.
O gol que selou o placar foi de Tiago. Ele tocou de cabeça após um cruzamento.
Se há mesmo uma disputa entre Carlos Queiroz e Deco, ontem o placar foi de 7 a 0 para o treinador português.


Texto Anterior: Jogadores da seleção voltam ao Twitter para celebrar boa fase
Próximo Texto: Técnico coreano assume culpa e vê Brasil melhor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.