UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartolas querem mais ingressos e medalhas

DO PAINEL FC

Parece interminável a lista de exigências da Fifa para manter o futebol nos Jogos Olímpicos.
Até a quantidade de credenciais e de medalhas foram citados no Comitê Executivo da Fifa para justificar a idéia de que a modalidade é tratada como "patinho feio" pelo COI.
Acostumada a fazer farta distribuição de ingressos nos torneios que organiza, como a Copa do Mundo, a Fifa nunca se conformou com o reduzido número de credenciais e de entradas dado às delegações durante os Jogos.
A medida atingiu em cheio a seleção brasileira nas duas últimas Olimpíadas. Em Atlanta-96, a CBF teve que comprar ingresso para a mulher de Bebeto assistir aos jogos do time. Em Sydney-2000, a entidade recebeu apenas 25 das 35 credenciais pedidas. Ricardo Teixeira só pôde ter livre acesso às partidas porque fazia parte do Comitê Executivo da Fifa.
O número de medalhas também é motivo de discórdia. A Fifa quer que a comissão técnico seja premiada, como acontece em suas competições.
Alega que, ao contrário do que acontece em modalidades individuais, no futebol o técnico tem tanta ou mais importância que os atletas. Na Olimpíada, só os 18 jogadores inscritos são contemplados com o cobiçado objeto. (FM)


Texto Anterior: Memória: Antes de Sydney, COI enfrentou o mesmo problema
Próximo Texto: Brasil sub-23 desafia a condição de zebra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.