São Paulo, domingo, 22 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

"Tiraram da gente o direito de perder", afirma Bernardinho

MARIANA LAJOLO
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

O técnico Bernardinho está ansioso, e seu sono, já raro, cada vez mais agitado. Ele diz nunca ter enfrentado uma pressão tão grande por uma conquista. "Tiraram da gente o direito de perder", afirmou o treinador, que estréia amanhã no torneio de vôlei do Pan contra o Canadá.
Com Bernardinho, a equipe perdeu quatro torneios, dois deles no Brasil -a Liga Mundial de 2002 e a Copa América de 2005. Os outros foram a Copa do Mundo de 2001 e o Pan de 2003.
"Perder em um lugar longínquo do Caribe é uma coisa. Aqui, com a torcida inteira a nosso favor, esperando o título, é outra. Não sei como as pessoas vão reagir nem a um tropeço, mesmo que seja um que ainda permita a recuperação", disse o técnico.
Na Liga Mundial deste ano, o Brasil perdeu para a Bulgária na fase final. O time, no entanto, recuperou-se e levou o título. "Se a gente não pegasse o gato pelo rabo, ele poderia ter fugido. A equipe não é imbatível ou infalível, vamos acertar e errar", afirmou o treinador.
"Se a gente parar para pensar na importância que temos no esporte hoje, ficamos trancados em casa. Não dá para pensar muito. A cobrança é enorme, e temos de sustentar isso."
Ontem pela manhã, a seleção voltou a treinar sem o levantador Ricardinho, que, segundo a comissão técnica, havia ido de carro para o Sul do país por causa do acidente em Congonhas e teve problemas para chegar ao Rio.


Texto Anterior: [+]Laboratórios: EUA experimentam no Rio suas jovens promessas
Próximo Texto: Torcida brasileira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.