São Paulo, domingo, 22 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Federações e potências fazem lobby contrário

DA REPORTAGEM LOCAL

Caso todas as recomendações sejam acatadas pelo COI e seu Comitê Executivo, pelo menos 27 provas serão excluídas dos Jogos de Pequim-2008.
Um ranking hipotético, apenas com as provas nomeadas (18) no relatório da comissão, com base na Olimpíada de Sydney, em 2000, teria 25 países com medalhas (veja quadro), de um universo de 199 que participaram dos Jogos.
Entre elas, as principais forças do esporte mundial, nove dos dez países que ficaram à frente do quadro de medalhas em Sydney. Algumas nações seriam mais prejudicadas, como a Grã-Bretanha e a França.
Essas delegações conquistaram 21% e 14% de suas medalhas, respectivamente, em provas cuja exclusão foi sugerida.
Justamente com o apoio de países prejudicados, algumas das federações mundiais pretendem trabalhar para evitar a eliminação de seus respectivos esportes dos Jogos Olímpicos.
A Federação Internacional de Beisebol apresentou como "argumento" o suporte do Comitê Olímpico dos Estados Unidos (Usoc, sigla em inglês).
"O Usoc defenderá, com todos os meios, a permanência do esporte número um nos EUA", afirmou o presidente da entidade, Marty Mankamyer.
"Haverá reação da Fina [Federação Internacional de Natação", reforçada pelas potências do esporte", disse Coaracy Nunes, diretor da entidade, sobre a possível retirada do nado sincronizado por equipes.
A Federação Internacional de Softbol usa como justificativa o fato de o esporte ser feminino, com números como "no mínimo 50% dos árbitros são mulheres; 37% das federações filiadas têm mulheres na presidência ou secretaria-geral".
No Brasil, as federações também pretendem investir no "corpo-a-corpo" com o COI.
"Sem a classe star, seríamos muito prejudicados, porque fomos campeões olímpicos há pouco, em 1996. Vou conversar com o Comitê Olímpico Brasileiro, porque lobby sempre conta nessas decisões", afirmou Walcles Figueiredo, presidente da Federação Brasileira de Vela e Motor. (MSK)


Texto Anterior: Olimpíada: COI admite reduzir o tamanho dos Jogos
Próximo Texto: Futebol: São Paulo luta contra má fase de reforços
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.