UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rivais se enfrentaram na decisão da Copa Davis há três anos, quando equipe espanhola conquistou o título pela 1ª vez

Espanha faz final com Austrália de novo

DA REPORTAGEM LOCAL

Três anos depois, Espanha e Austrália irão reeditar a final da Copa Davis. Ontem, jogando em Málaga, os espanhóis garantiram a classificação com a vitória sobre a Argentina, por 3 a 2.
Os sul-americanos buscavam chegar de novo à final depois de 22 anos. Em 1981, o time argentino perdeu a decisão para os EUA, em Cincinnati, por 3 a 1.
Apesar da queda diante da Espanha, a Argentina teve uma performance acima da esperada, já que seus dois principais tenistas, Guillermo Coria, quinto colocado do ranking, e David Nalbandian, nono da classificação, não jogaram o duelo alegando lesão.
No primeiro jogo de ontem, o time argentino enfrentou mais um problema, já que Mariano Zabaleta, também machucado, não pôde enfrentar Juan Carlos Ferrero.
Mas o substituto, Agustin Calleri, não tomou conhecimento do atual número um do mundo e venceu por 3 sets a 0 (6/4, 7/5 e 6/ 1), empatando o duelo em 2 a 2.
Na última partida, porém, Carlos Moyá, que havia superado Zabaleta na sexta-feira, garantiu a vitória de seu país, após derrotar Gastón Gaudio por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/4 e 6/2.
"Joguei muito bem, concentrado na vitória. Sempre sonhei em chegar à final. É incrível. Isso me dá muita confiança", festejou Moyá, após bater o argentino.
Já a Austrália conseguiu sua classificação para a final graças à vitória de Lleyton Hewitt sobre Roger Federer, por 3 sets a 2, com parciais de 5/7, 2/6, 7/6, 7/5 e 6/1.
"Essa vitória supera amplamente meus títulos no Torneio de Wimbledon e no Aberto dos EUA. É incrível. Nunca sonhei em disputar uma partida como essa", comentou o australiano, que conseguiu sair de uma desvantagem de 2 sets a 0 para vencer por 3 a 2, após disputar dois tie-breaks.
A final será entre 28 e 30 de novembro, na Austrália. O time da casa deve escolher jogar na grama, já que o adversário costuma ter mais dificuldade nesse piso.
Em 2000, no saibro, preferido pelos europeus, a Espanha conquistou seu primeiro título ao vencer os australianos por 3 a 1. O duelo foi realizado em Barcelona.
Maiores vencedores da história da Davis, com 32 títulos, os EUA conseguiram se manter na elite ontem, após baterem a Eslováquia, em Bratislava, por 3 a 2.
Andy Roddick, que derrotou Karol Beck por 3 sets a 0 (6/3, 6/4 e 6/4), obteve a vitória decisiva da equipe norte-americana. Beck substituiu Karol Kucera de última hora. A mudança da estratégia eslovaca acabou dando errado.



Texto Anterior: Memória: Confusão marcou volta do Brasil à elite há sete anos
Próximo Texto: Panorâmica - Triatlo: Brasileira ganha prata em etapa da Copa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.