São Paulo, terça-feira, 22 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio-16 usa voluntários para crescer na internet

Comitê carioca conclama seguidores a votar em pesquisas de apoio em sites

Com campanhas e anúncios, cidades-candidatas aos Jogos travam duelos em sites especializados para tentar influenciar votação

RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O comitê de candidatura de Rio-2016 usou seus voluntários para turbinar sua imagem em sites especializados na disputa pela Olimpíada. A campanha faz parte de uma guerra de informação na internet entre as postulantes: Chicago, Madri, Rio de Janeiro e Tóquio.
São três as páginas alvos das concorrentes: "Inside the Games", "Games Bids" e "Around the Rings". Os sites cobrem a disputa pela sede olímpica de 2016, que será decidida em 2 de outubro, em Copenhague, por membros do COI (Comitê Olímpico Internacional).
Duas delas contam com pesquisas, que perguntam aos internautas qual seria a melhor sede para os Jogos. Rio-2016 conclamou voluntários a votar.
Por e-mail, a gerente de voluntários Paula Hernandez pediu que eles votassem no Rio nas pesquisas do "Games Bids" e do "Inside the Games".
"Nesses últimos dias, é fundamental mostrarmos força no maior número de frentes possível. Duas delas, pesquisas em sites especializados, têm grande repercussão no Mundo Olímpico. Ou seja, com apenas alguns cliques, nossa candidatura pode ganhar ainda mais corpo e confiança", escreveu.
O Rio-2016 informou que "as cidades concorrentes também adotam esse procedimento".
O editor da "Inside The Games", Dunkan Mackay, não vê manipulação nesta campanha. "Chicago também encorajou seus apoiadores", contou ele, que viu "falha" de Tóquio e Madri, que não fizeram o mesmo.
De fato, Chicago tem 49% da preferência, com o Rio em segundo com 47,3% dos 22 mil votantes. No site "Games Bids", Tóquio lidera com 46,9%. O Rio vem em segundo, com 45,14%.
"A pesquisa não é científica, e não deve ser vista desta forma", explicou Robert Livingstone, do "Games Bids". "Mas, claramente, os resultados podem empurrar um ou outro com alguma publicidade."
As candidatas também anunciam nos sites especializados. O Rio paga propaganda nos dois sites que têm pesquisas. As rivais também já fizeram o mesmo em algum momento.
Os sites ainda têm rankings que indicam os favoritos na corrida olímpica. O Rio é o líder no "Games Bids" e Chicago lidera no "Around the Rings".
Os editores negam qualquer relação entre as propagandas e o conteúdo informativo. "Não temos amarra com nenhuma cidade-candidata", afirmou Livingstone. "Temos um diretor comercial que lida diretamente com os anunciantes e que não tem controle sobre a parte editorial", informou Mackay.


Texto Anterior: Osasco volta a contar com patrocínio forte no vôlei
Próximo Texto: Comitê olha rivais e viaja pelo mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.