São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

bela e fera

Lauren Jackson, que posou nua em 2004, é a craque do basquete

DE SÃO PAULO

Ela nunca foi só um rosto bonito num belo corpo de 1,95 m. Mas, um dia antes do início do Mundial feminino de basquete, ninguém é tão importante na modalidade quanto a ala-pivô australiana Lauren Jackson, 29.
Içada à fama global inicialmente por posar nua, em 2004, Jackson tem hoje o currículo que mais impressiona no basquete das mulheres.
Seu país é o atual campeão mundial -ganhou a edição do Brasil, em 2006- e vice- -olímpico. Ela foi eleita três vezes a melhor da WNBA e acaba de ganhar, pelo Seattle, sua segunda taça da liga profissional americana.
Ainda jovem, a australiana tem a chance real de se transformar na maior cestinha da versão feminina da NBA. Hoje, ela é a quarta maior pontuadora e está a menos de 700 pontos da líder, marca possível de ser batida em uma temporada.
Aproveitando as férias do basquete americano, Jackson foi jogar na Rússia. Lá, ganhou o título da liga nacional local por duas vezes.
Na República Tcheca, a sede do Mundial de 2010, a ala- -pivô tem chance de aumentar as glórias do currículo.
A Austrália joga a competição com status de uma das favoritas, posição que ficou ainda mais forte depois de vitória em amistoso diante dos Estados Unidos, disputado na sexta-feira passada.
Triunfo conquistado sem a escalação de Jackson, que disputava as finais da WNBA. Nos jogos decisivos, sua equipe, o Seattle Storm, bateu o Atlanta Dream, das brasileiras Érika e Iziane.
Além do triunfo sobre os EUA, a Austrália impressionou ao massacrar a Espanha, por 85 a 66, em outro jogo preparatório. As espanholas são consideradas pelas brasileiras as rivais mais difíceis na primeira fase do Mundial.
As australianas estreiam amanhã, contra o Canadá. Na fase de grupos, ainda encaram Belarus e China.


Texto Anterior: Fator casa ajuda em Olimpíada, mas dura pouco
Próximo Texto: Recém-integrada, Érika assegura entrosamento
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.