UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

De virada, clube se classifica para quadrangular decisivo da Série B e segue como melhor visitante do campeonato

Palmeiras ganha no DF e consegue vaga

MARCUS VINICIUS MARINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Palmeiras venceu ontem o Brasiliense por 2 a 1, em Taguatinga, e se classificou para o quadrangular final da Série B do Brasileiro. Com o resultado, o clube paulista se manteve como o melhor visitante do campeonato, com 71,4% dos pontos aproveitados, e impôs a primeira derrota ao adversário, o melhor mandante da competição (84,6% de aproveitamento), em casa.
"Graças a Deus, desta vez conseguimos nosso objetivo, ao contrário de sábado [contra o Sport, derrota por 3 a 2]", disse o meia Diego Souza, autor do gol da vitória.
O Brasiliense começou a partida com a iniciativa das ações, pressionando o clube paulista, e logo conseguiu a vantagem no placar. Aos 2min, Iranildo, após sofrer falta, cobrou direto e colocou seu time em vantagem: 1 a 0. A bola desviou em Gílson Batata, mas o árbitro Márcio Rezende de Freitas anotou gol para Iranildo.
Se o time da casa atacava bastante, também dava espaço ao adversário para os contragolpes. Aos 16 min, após escanteio, Adãozinho desviou de cabeça e empatou a partida para os visitantes.
Com o gol do Palmeiras, a equipe paulista passou a reter mais a posse de bola, levando mais perigo ao gol de Donizete. Aos 18min, Vágner arriscou perigosamente de fora da área, com boa defesa do goleiro. Quinze minutos depois, após cruzamento de Élson, o zagueiro Leonardo desviou de cabeça, à direita de Donizete.
O time da casa respondia principalmente com as bolas paradas cobradas por Iranildo. No entanto, o bom esquema defensivo armado por Jair Picerni impedia uma pressão mais efetiva do time do Distrito Federal, que parava no meio-campo paulista. Assim, a primeira etapa acabou com com um empate em 1 a 1.
No segundo tempo, o time da casa continuou com um jogo burocrático, sem levar perigo ao gol de Marcos. O visitante, pelo contrário, ameaçava Donizete com os contragolpes comandados por Diego Souza e Edmílson.
Aos 19min, uma jogada entre os dois resultou na virada palmeirense. Diego Souza avançou com a bola, tocou para Edmílson, que devolveu em um belo toque de calcanhar. O meia bateu na saída do goleiro do Brasiliense e marcou o gol da virada palmeirense.
Com o revés no placar, o clube de Distrito Federal partiu para cima, mas esbarrava na boa marcação de meio-campo do Palmeiras.
Aos 33min do segundo tempo, o lateral palmeirense Daniel Martins, que fazia sua segunda partida pelo Palmeiras no campeonato, fez falta violenta em Evandro, que tinha entrado no lugar de Romerito. Como o jogador já tinha cartão amarelo, foi expulso.
Com a vantagem numérica, o Brasiliense tentou pressionar o Palmeiras, mas os lances de maior perigo seguiam sendo chutes de fora da área e faltas cobradas por Iranildo. Aos 38min, o meia chutou de fora da área e exigiu boa defesa de Marcos.
A falta de organização do Brasiliense fez com que o Palmeiras conseguisse segurar o resultado com tranquilidade até o final, beneficiado pela expulsão do zagueiro Jairo nos minutos finais da partida e comemorasse e classificação. O Palmeiras volta a jogar no sábado, contra o Santa Cruz.


Texto Anterior: Futebol: Figo abandona seleção após Eurocopa
Próximo Texto: Tênis: Contra calouro, Guga vira e vence na Rússia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.