UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro bate Vahaly no carpete

Contra calouro, Guga vira e vence na Rússia

DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten teve dificuldade no começo, mas se recuperou e venceu o americano Brian Vahaly por 2 a 0 (7/6 e 6/4) na estréia do Torneio de São Petersburgo.
A vitória marcou o retorno do brasileiro ao carpete, superfície na qual só havia jogado neste ano pela Copa Davis. Na competição entre países, Guga perdeu partidas consideradas chaves e viu o Brasil cair para a segunda divisão.
Além disso, o tenista também enfrentou problemas recentes na parte física. Na semana passada, após ser eliminado na estréia no Masters Series de Madri, Kuerten descobriu ter tendinite (inflamação no tendão) do joelho direito.
Mesmo em circunstâncias não muito favoráveis, Guga, 27, mostrou ter prestígio e protagonizou a principal partida de ontem da quadra central, desbancando inclusive o ídolo local Marat Safin, que acabou eliminado no jogo anterior ao do brasileiro.
Além disso, Guga enfrentou um adversário que possuía um currículo que não assustava muito.
Vahaly, 24, nunca havia disputado um jogo no carpete em um evento de primeira linha da ATP.
Depois de um bom início de temporada, o americano, 74º do ranking, caiu de produção. Nos últimos cinco torneios, superou a primeira rodada apenas uma vez.
Mesmo assim, o americano saiu em vantagem: quebrou o serviço de Guga no sétimo game e teve o saque para fechar o primeiro set.
Kuerten reagiu, devolveu a quebra e forçou o tie-break. No desempate, Vahaly teve novamente a chance de apenas confirmar seus saques para fechar o set, mas o brasileiro venceu por 7/5.
O segundo set foi mais tranquilo para Guga, que enfrentou Vahaly pela primeira vez. Ele quebrou o saque do rival no terceiro game, só precisou confirmar seus serviços para vencer e disse ter ficado satisfeito com seu desempenho. "Foi um jogo equilibrado, com um primeiro set bem duro."
Terceiro cabeça-de-chave, Guga enfrenta amanhã, pelas oitavas-de-final, o romeno Victor Hanescu, que bateu o tcheco Frantisek Cermak por 2 a 0 (7/5 e 7/5).
Assim como Vahaly, Hanescu, 80º do ranking, enfrenta o brasileiro pela primeira vez.
O triunfo na estréia no torneio russo, onde joga pela primeira vez, valeu a Guga 25 pontos no ranking. A quantia, no entanto, não altera a pontuação de Kuerten (20º colocado), já que não entra na lista dos cinco melhores resultados após os Grand Slams e os Masters Series.


Texto Anterior: Futebol: Palmeiras ganha no DF e consegue vaga
Próximo Texto: Automobilismo: Senna terá exposição interativa em 2004
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.