São Paulo, quinta-feira, 22 de novembro de 2007

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Tiro, fila e torcedores sem bilhetes ditam promoção para jogo do Fla

Procon dá prazo para time e Nestlé, alvos do Ministério Público, se defenderem

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Tiros, longas filas e milhares de torcedores sem ingressos. Este foi o saldo da caótica troca de bilhetes da promoção da Nestlé nos arredores do Maracanã para o jogo do Flamengo diante do Atlético-PR, no próximo domingo, pelo Brasileiro. Caso vença, o time carioca pode garantir uma das vagas na Taça Libertadores de 2008.
Com torcedores na fila desde a noite de segunda, os cerca de 11 mil ingressos destinados ao estádio do Maracanã se esgotaram em menos de duas horas. Cada lata de leite em pó era trocada por um bilhete.
A distribuição dos ingressos criou uma grande confusão nas áreas próximas do estádio.
As filas não eram respeitadas, e policiais militares agiram com violência para tentar conter os torcedores. Um policial chegou a disparar dois tiros para o alto na confusão.
""Isso é uma falta total de respeito. Estou aqui desde o final da madrugada e só ganhei tapas de policial", afirmou o estudante Carlos Miranda, 24, que não conseguiu trocar a lata de leite em pó pelo ingresso.
Apesar de a polícia ter informado que os ingressos já estavam esgotados, Miranda e centenas de torcedores continuavam sentados em frente da bilheteria 5 do estádio, na esperança de trocar os bilhetes.
""Estamos perdidos. Ligamos para a Nestlé há pouco, e eles nos garantem que há mais ingressos para serem trocados", afirmou o comerciante Milton Sá, 29, que chegou ao Maracanã no início da noite de terça.
No total, 32 mil ingressos foram trocados ontem pela Nestlé em cinco pontos pela cidade.
Com todos os ingressos vendidos, a partida de domingo será recorde de público no Campeonato Brasileiro: 82.044 torcedores assistirão ao último jogo do time carioca no Rio neste Brasileiro. O recorde anterior já era do Flamengo, que contou com 81.844 pessoas na vitória sobre o Santos, por 1 a 0.
O Procon (Programa Estadual de Orientação e Proteção ao Consumidor) do RJ instaurou ontem processo administrativo para apurar a responsabilidade pelos transtornos causados ontem aos torcedores. O clube carioca já foi notificado. A Nestlé será notificada hoje.
O Procon deu prazo para que o clube e a empresa se defendam em dez dias. A multa poderá chegar até R$ 3 milhões. O Ministério Público Estadual anunciou anteontem que a Nestlé e o Flamengo serão responsabilizados pela confusão na troca de ingressos. A Nestlé poderá sofrer criminalmente os efeitos da divulgação.
O Flamengo alega não ter culpa pela confusão. Diz que apenas vendeu os seus ingressos à Nestlé. A empresa diz que a responsabilidade é da DC Set Sports para operar esse tipo de promoção desde 2005 e que já foram trocados produtos por ingressos em 233 jogos.


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