São Paulo, sábado, 22 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por Olimpíada, Chicago escala Obama

Candidatura a Jogos-2016 usa pela 1ª vez imagem de presidente eleito em apresentação a comitês olímpicos europeus

Mandatário americano diz, em depoimento gravado em seu escritório, que Jogos nos EUA serviriam para reaproximar país do mundo


DA REPORTAGEM LOCAL

A candidatura de Chicago a sede dos Jogos-2016 usou, pela primeira vez, a imagem de seu maior garoto-propaganda.
O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, apareceu em vídeo pedindo votos para o município onde iniciou sua carreira política. As imagens foram veiculadas ontem, durante a Assembléia dos Comitês Olímpicos Europeus, em Istambul.
Chicago foi a primeira candidata a se apresentar no encontro de ontem. Ela foi seguida por Tóquio, Rio e Madri.
Eleito no início do mês, Obama fortaleceu a candidatura local, que vinha sendo abalada pela crise norte-americana.
"Embora não tenha condições de estar aí pessoalmente, gostaria de usar essa oportunidade para falar a vocês porque acredito fortemente no Movimento Olímpico e tenho dado apoio para que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos sejam em Chicago, cidade em que moro", inicia seu discurso Obama.
Ele contou que apóia as pretensões locais desde quando ainda era senador por Illinois.
"Nos últimos dois anos, tenho falado freqüentemente sobre a crença de que podemos vir de lugares e termos formação diferentes, mas há certos valores que nos unem, valores que estão no coração do Movimento Olímpico: amizade, excelência e respeito mútuo", diz ele, em sua mesa, no escritório de transição, em Chicago.
Obama também divulga mensagem pacifista, dizendo que os Jogos reaproximariam os EUA do resto do mundo, algo que, segundo ele, não teria ocorrido nos últimos anos.
"Minha administração trará uma nova perspectiva sobre o papel da América e suas responsabilidades no planeta. Estamos certos de que, para superar esses desafios, devemos trabalhar juntos. E a união de todos em torno de uma celebração pacífica das façanhas humanas, como ocorre nos Jogos Olímpicos, nos lembra de que isto é possível", disse Obama.
Em sua apresentação, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, usou um dos lemas da campanha democrata para destacar a candidatura carioca. Ele disse que a eleição do Rio seria um voto pela mudança, já que daria à América do Sul os primeiros Jogos de sua história.
Tóquio lembrou da solidez financeira de sua candidatura, que prevê investimento de US$ 4 bilhões, dos quais US$ 3 bilhões já estão assegurados.
Madri, por sua vez, divulgou estar mais preparada porque 77% de sua infra-estrutura já está pronta ou em construção.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Motor: Estaca zero
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.