São Paulo, segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Paraibismo" se torna alvo de protesto na BA

DO ENVIADO A SALVADOR

Antes de começar o jogo entre Vitória e Corinthians, uma faixa foi estendida ao longo da grade que separa o campo das cadeiras cobertas, lugar mais caro do estádio do Barradão. Os dizeres: "Nordestino de coração torce para time da região".
Foi pendurada lá por um grupo, de Salvador e do interior da Bahia, que combate o "paraibismo", termo jocoso usado pela torcida do Vitória para definir nordestinos que torcem para clubes de fora.
"Vim de Banzaê, sou mais Vitória, sou mais Nordeste", dizia o cartaz exibido pelo comerciante Ubiratan Souza Dantas, 43. "Quero mostrar isso para dois amigos que vieram aqui para torcer pelo Corinthians", contou.
Segundo levantamento do Datafolha de abril deste ano, 10% dos nordestinos torcem para o Corinthians.
Pesquisa Ibope/"Lance" de agosto mostra que o time do Parque São Jorge é o quarto mais popular na Bahia, com 7,6% da preferência, o que daria cerca de um milhão de seguidores. Está bem atrás de Bahia (20,2%), Flamengo (17,2%) e Vitória (15,7%).
Ontem, o espaço destinado aos visitantes ficou inteiramente lotado -como o resto do estádio. Havia cerca de 3.000 ingressos para os corintianos.
A diretoria do Vitória também baixou o preço dos ingressos mais baratos de R$ 30 para R$ 10.
O time de Salvador tem a décima melhor média de público do Campeonato Brasileiro, com 13.596 pagantes por partida. Ontem, o Barradão recebeu quase o dobro de torcedores em relação à média -foram 26.670 pagantes. (MF)


Texto Anterior: Torcer pra quem?
Próximo Texto: Antes de partida, juiz é chamado de "melhor do Brasil"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.