São Paulo, domingo, 22 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz dá gol ilegal, volta atrás, mas Santos vence Sport na Vila

LUIZ CESAR PIMENTEL
enviado especial a Santos

O Santos venceu o Sport, ontem, na Vila Belmiro, por 2 a 1, num novo confronto confuso entre as equipes pelas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro.
O tumulto desta vez aconteceu aos 22min do segundo tempo, quando o meia santista Eduardo Marques bateu de fora da área, a bola passou por fora da trave e abriu um buraco na rede, mas o juiz Jorge Travassos deu o gol.
Depois, em nova consulta com o auxiliar, anulou o lance.
Os incidentes do primeiro jogo -jogadores santistas brigaram com jornalistas e policiais pernambucanos- trouxeram tensão para a partida de ontem.
Foram estendidas ao redor do campo faixas como "A Vila (Belmiro) é nossa casa. Preserve-a", para que não fossem atirados objetos no campo e o time corresse o risco de perder mando de jogo.
A PM da Baixada Santista, 220 homens, foi inteira para a Vila.
A FPF enviou 40 seguranças.
Além disso, a Polícia Civil destacou 10 homens para garantir a segurança dos jornalistas pernambucanos. Mas só apareceram duas das dez rádios esperadas. Não houve problema fora de campo.
Mas dentro, em três ocasiões, atletas dos dois times trocaram empurrões. No segundo tempo, o santista Athirson fez falta violenta em Róbson e só não foi expulso por complacência do juiz.
O nervosismo santista era evidente desde o início do jogo, pressionado pela necessidade de retomar a vantagem.
O time tinha dificuldade na ligação do meio-campo com o ataque e insistia nos cruzamentos.
Assim, os melhores lances santistas eram criados em cobranças de falta do zagueiro Sandro. Aos 21min, ele bateu à esquerda, e aos 28min acertou a trave.
Quatro minutos depois, aproveitando falha do sistema defensivo do Sport, o Santos abriu o placar. Baiano cruzou, Eduardo Marques dominou e bateu cruzado.
Na segunda etapa, o Santos continuou com uma pressão estéril.
Eduardo Marques, em jogada individual, criou a primeira chance aos 15min. Em seguida, porém, Róbson escorou de cabeça cobrança de falta de Lima e empatou.
Nove minutos após o falso gol do Santos, houve um verdadeiro. Robson Luís recebeu dentro da área e acertou chute forte no ângulo do gol de Bosco.

SANTOS 2
Zetti; Baiano, Argel, Sandro e Athirson; Marcos Basílio, Narciso, Eduardo Marques e Robson Luís; Alessandro (Messias) e Viola
Técnico: Emerson Leão

SPORT 1
Bosco; Russo, Alexandre Lopes, Ronaldo e Edson; Sangaletti, Lima, Wallace e Jackson; Leonardo (Leandro) e Irani (Róbson)
Técnico: Mauro Fernandes

Local: estádio da Vila Belmiro, em Santos; Juiz: Jorge dos Santos Travassos (RJ) ; Renda: não divulgada; Público: 25.229 pagantes; Cartões amarelos: Baiano, Athirson e Viola (San); Edson e Jackson (Spo); Gols: Eduardo Marques, aos 32min do primeiro tempo; Róbson, aos 16min, e Robson Luís, aos 31min do segundo tempo



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.